domingo, 28 de junho de 2015

Alunos de dois cursos do SENAI desenvolvem projeto interno contra Bullying

A pedagoga Sandra Mara e a instrutora dos cursos Juliana Sertore: felizes com o resultado
A pedagoga Sandra Mara e a instrutora dos cursos Juliana Sertore: felizes com o resultado
Alunos dos cursos de Aprendizagem em Processo Logístico e em Processo Administrativo do SENAI Cataguases desenvolveram, durante este mês de junho, um projeto contra o "Bullying", produzindo colagens e slogans que transmitem aos demais estudantes da instituição mensagens sobre a necessidade de todos combaterem a prática desse ato prejudicial à sociedade e, de modo especial, ao ambiente escolar. Além das informações veiculadas em murais e cartazes espalhados pelo SENAI, os alunos que encabeçaram o projeto, para estimular ainda mais o debate sobre o assunto, também apresentaram teatro, no intervalo de cada turno das aulas da última terça-feira, 23, quando simularam uma situação real de "Bullying", surpreendendo os colegas estudantes.

Conforme destacou a pedagoga Sandra Mara Dutra, a ideia de fazer um projeto contra o "Bullying" surgiu da própria FIEMG/SENAI, que deseja ter suas unidades de ensino sempre preparadas para evitar o problema. "É um projeto de conscientização dos alunos a respeito dos malefícios que a prática do ‘Bullying’ ou do ‘Cyberbullying’ provoca na vida das pessoas, inclusive dos estudantes. Nesse sentido, a intenção é fazer com que todos reprovem essas atitudes negativas e respeitem as diferenças alheias", destacou Sandra, lembrando que o projeto alcançou, de modo geral, todos os alunos da instituição e já está rendendo bons resultados.

imageDe acordo com a instrutora de Formação Profissional Juliana Sertore de Souza, depois do projeto, os estudantes da instituição ficaram mais atentos ao assunto, tomando medidas que evitam o Bullying e deixam o ambiente escolar do SENAI livre desse problema. "Agora, ainda que por brincadeira, quando um aluno faz uma ‘piadinha’ com o outro, ele logo já recebe a advertência do colega que diz: – olha o Bullying, ein? Isso é muito interessante, pois demonstra que os alunos entenderam a mensagem e estão se conscientizando mutuamente", ressaltou Juliana.

Considerado problema mundial, Bullying é um termo utilizado para designar atos intencionais e repetidos de violência física ou psicológica praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos. Esses atos causam dor e angústia e são executadas dentro de uma relação desigual de poder, que deixa marcas para o resto da vida da pessoa atingida. Se essas atitudes hostis são praticadas por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação, recebem o nome de Cyberbullying.

Fonte: Marcelo Lopes http://www.marcelolopes.jor.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário