quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vítimas de bullying não devem sentir vergonha de falar com os pais

Especialista afirma que muitas crianças tem dificuldades para contar seus problemas

- ipcdigital.com

As vítimas de bullying devem falar com seus pais sem sentir vergonha, diz a conselheira Yukiko Yamawaki, autora de um livro sobre maus-tratos na escola, em entrevista ao jornal Mainichi. Há seis anos, Yamawaki publicou a obra “Kyoshitsu no Akuma”, onde propõe soluções para o bullying.

A especialista lembrou que quando seu livro foi lançado, o bullying também era assunto de interesse público; no entanto, os refletores só eram lançados sobre os agressores ignorando suas vítimas, as quais nada se fazia.

Yamawaki revelou ao Mainichi que algumas crianças que tem acompanhado num centro de orientação para crianças onde trabalha em Tokyo disseram que para elas é difícil tratar do bullying com os pais e que sentem vergonha de conversar com eles sobre o assunto. Então, disse-lhes que não há por que sentir-se dessa maneira.

Se as crianças não desejam entrar em detalhes sobre o assédio de que são objeto, basta apenas dizer “não quero ir para a escola”, para que possam descarregar nos adultos suas preocupações em vez de carregar com elas.

Quando os pais descobrem que seus filhos sofrem abuso escolar, a primeira coisa que pensam é buscar soluções. No entanto, Yamawaki observou que o melhor, a princípio, é tentar animar a criança, levantar a moral. Como? Fazendo uma atividade que ela goste, algo simples como ir passear, por exemplo.

Desse modo, quando a criança começar a se sentir melhor e falar sobre seu problema os pais poderão trabalhar em parceria com a escola para encontrar uma solução. Finalmente, Yamawaki assegurou que se os filhos não podem falar com seus pais podem fazer isso com outros adultos (conselheiros como ela, vizinhos, inclusive, policiais, ou qualquer pessoa que possa ajudá-los).
 
 Fonte: International Press
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário