sábado, 4 de agosto de 2012

Caminho da escola sem obstáculos

No mês de volta às aulas, Proerd dá dicas aos pais e alunos para evitar situações de perigo nas ruas
 

Para quem vive em cidades como Natal, onde a violência urbana e do trânsito tem sido considerável, é necessário que os pais pensem e repensem a segurança do filho no caminho da escola. No intervalo entre a casa e a sala de aula acontecem situações imprevisíveis que podem repercutir tanto no rendimento do aluno quanto no seu relacionamento familiar. No mês de volta às aulas após o recesso do meio do ano, o comando do Pelotão Ronda Escolar da Polícia Militar do Estado chama a atenção de pais, alunos e gestores para a segurança no caminho da escola.
Aos jovens é importante manter-se atentos em espaços públicos, como praças. Foto: Valério Ayres/Esp. CB/D.A Press


Evitar andar com equipamento eletrônico e jóias, ou qualquer objeto de valor, não dispersar durante o percurso para lugares como lan house e lanchonetes, não se acompanhar de estranhos, além dos pais estarem atentos ao dia a dia do filho, verificando agenda e mochila, são apenas algumas recomendações para evitar a presença indesejável de um assaltante e manter o foco no caminho da escola. Segundo o comandante doPrograma Ronda Escolar, tenente Romão Inácio, têm sido frequentes as ocorrências de assaltos praticados por pessoas que não pertencem à comunidade escolar e ficam rondando no entorno dos estabelecimentos nos horários de saídas/entradas e intervalos dos alunos.

Preferindo não citar os estabelecimentos para não provocar pânico, o tenente Romão disse que a Ronda Escolar está conseguindo neutralizar a ação dos marginais, mas chama a atenção dos pais para que orientem seus filhos, contribuimdo para reforçar os cuidados com o caminho até a escola, possibilitando que faça um trajeto seguro, seja em veículo, bicicleta, ou mesmo a pé. Para ele, muitos pais se descuidam da segurança dos filhos, por não atentarem que segurança é um conceito contínuo que deve ser trabalhada não apenas por algum momento específico, mas ser uma rotina da casa, na convivência social e na escola.

"A segurança tem que ter a mesma prioridade que se têm os cuidados com a higiene e alimentação, por exemplo. Os pais devem orientar os filhos para que passem a ter uma visão do que está em torno delas passando pelo chamado filtro da conciência da segurança individual. Dessa forma a criança vai entender que existem pessoas em que podem confiar e terá uma ideia dos perigos que a cerca", explica Romão.

Família
Apesar das escolas serem criteriosas, nunca a segurança escolar vai ser tratada de forma isolada.. "Cada escola tem seu Regimento e Conselho Escolar que determinan que se observe quem entra e sai do estabelecimento, que haja registro no livro de ocorrências e, quando a solução precisa de intervenção, é acionado toda uma rede de Conselho Tutelar, Ministério Público e Ronda Escolar. Mas com tudo isso, a participação da família e do Conselho Escolar são muito importantes porque são justamente essas instituições que provocam as demais. 

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário