sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jogo inovador para prevenir bullying

 
foto


É o primeiro jogo de prevenção do bullying para ipad em Portugal. Esta é pelo menos a convicção de Cátia Vaz, que desenvolveu este projecto no âmbito do mestrado em Educação Social, no Instituto Politécnico de Bragança.
 
O objectivo é sensibilizar as crianças para não praticarem bullying com um jogo divertido e inovador.
 
“Não tenho conhecimento que exista um jogo direccionado, exclusivamente, para a prevenção do bullying escolar e que seja para ipad. Também não tenho conhecimento de outro em forma de tabuleiro que tenha o mesmo propósito”, realça a educadora social.
 
Cátia Vaz sublinha que apostou nesta ideia, desenvolvida em conjunto com o programador Filipe Duarte, para criar um instrumento de prevenção do bullying, um problema que está cada vez mais presente nas escolas.
 
“O bullying existe, estudos comprovam isso mesmo, mas em termos de prevenção é muito escassa. Nesse sentido, decidi fazer este jogo, que é composto por um kit, um jogo de tabuleiro e outro digital, que se desenvolve em quatro jogos diferentes. Todas as questões são direccionadas para o bullying escolar e o objectivo é que sirva de prevenção para esta problemática”, explica Cátia Vaz.

Apostar na prevenção

Para testar a funcionalidade do jogo, a educadora social contou com a ajuda de três crianças, que também colaboraram na elaboração dos desenhos que fazem parte do jogo.
 
O próximo passo, depois de mais de dois anos de trabalho intenso, é colocar este jogo no mercado. “Pretende-se que seja patrocinado. Isto é o princípio, mas alguém tem que pegar nele para que entre nas escolas, tendo em conta que é direccionado para crianças entre 7 e 13 anos”, salienta Cátia Vaz.

Fonte: Jornal Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário