quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escola conscientiza alunos e professores quanto ao bullying

Da Redação

Prevenir, identificar, conscientizar e combater. São esses os principais objetivos das escolas da Rede Municipal Educação de Várzea Grande, na luta pela pacificação de atos de violência física ou psicológica intencionais em desrespeito a pessoa, as quais se relacionam ao “bullying”.

Esse tipo de agressão, geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos; apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas, agressões físicas e atos de repressão.

Estes atos já se tornaram um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam: tais como escola, faculdade/universidade, família. Mas, também pode ocorrer no local de trabalho e entre vizinhos.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), em 2011, com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do “bullying”, são comuns em alunos do Ensino Médio. 

De acordo com a coordenadora Educativa da EMEB “Maria Pedrosa de Miranda”, parque Sabiá, Rosalina Costa Santos, pessoas que testemunham as agressões, na maioria, alunos - que convivem com a violência silenciam - em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor.

“No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra esta violência, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade”, informou a coordenadora.

A unidade escolar, ainda conta com o apoio de um guarda mirim da Policial Militar (PM), soldado Antônio. Ele tem como responsabilidade coibir atos de desrespeito.

“A presença do policiamento dentro da escola ajuda a intimidar as ações dos agressores. Sendo assim, diminuindo os casos, até que possa ser controlada”, informou o soldado.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil, Loramil Magalhãesas crianças ou adolescentes que, sofrem “bullying” podem se tornarem adultos, com sentimentos negativos e baixa auto-estima. “Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima terá até mesmo sua personalidade alterada para sempre”. .

O que é Bulling - Um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que, se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas. Eles ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos. Causando dor e angústia - com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender - sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Categorias - Bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos.
Bullying indireto, forma mais comum; entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o (a) agressor (a) em razão das ameaças, ou mesmo a concretização da violência, física, sexual ou a perda dos meios de subsistência.

O (s) autor (es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo, entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si. Possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

Atos de bullying - Ferem princípios constitucionais - respeito à dignidade da pessoa humana. E também o Código Civil que; determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de “bullying” pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor - tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e, são responsáveis por atos de “bullying” que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário