sábado, 4 de agosto de 2012

Comitê define ações contra a violência nas escolas em Cachoeira do Sul

O Comitê de Prevenção à Violência nas Escolas definiu estratégias para trabalhar sobre a questão em Cachoeira do Sul, em reunião nesta quinta-feira (2), na 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A primeira ação será uma pesquisa, executada pelas próprias escolas, em três diferentes zonas da cidade, para identificar os principais tipos de violência que ocorrem nas comunidades escolares.

Conforme a Chefe de Gabinete da 24ª CRE, professora Elisabeth Biscaglia, que coordenou a reunião do comitê, a pesquisa se dividirá também em três faixas de escolaridade: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio. A primeira escola estadual parceira nesse trabalho já aderiu: a Antonio Vicente da Fontoura será umas das realizadoras da pesquisa, abarcando a região do seu entorno e região centro/leste de Cachoeira do Sul. Nesta semana, entraremos em contato com outras escolas integradas ao comitê para convidá-las a fazer parte dessa iniciativa, informou Elisabeth.

Quem participa - Além da 24ª CRE, já fazem parte do Comitê de Prevenção à Violência nas Escolas a Polícia Civil, a Brigada Militar e as escolas estaduais. O grupo foi formado em 2011, quando ocorreu o lançamento estadual da proposta. Participaram da reunião na Coordenadoria o delegado regional da Polícia Civil João Silveira Goulart, o representante da Brigada Militar, Vilmar de Oliveira Moraes, a aluna Milena Pavanatto da Silva e a professora Isabel Cristina Pedroso Silva, da Escola Antonio Vicente, e os representantes da 24ª CRE, Elisabeth, o assessor jurídico Maiquel Carvalho da Rosa e o estagiário de Psicologia Douglas Borges.  

O delegado Goulart se colocou à disposição para participar de atividades de formação com professores e diretores de escola, falando sobre a importância dos educadores na identificação e encaminhamento dos diferentes casos de violência que podem ocorrer nas comunidades escolares. A Brigada Militar também já trabalha com a educação, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A aluna Milena, revelou, durante a reunião na 24ª CRE, a sua preocupação com o bullying, que deverá ser um dos focos das próximas ações do comitê.


IMPORTANTE

A professora Elisabeth Biscaglia explicou que, a partir do resultado da pesquisa feita pelas escolas, serão definidas novas ações de prevenção, que poderão incluir palestras, atividades integradas a projetos de instituições como a Delegacia da Criança e do Adolescente e Brigada Militar e outras propostas que serão planejadas a partir das necessidades verificadas nas comunidades escolares. 

Fonte: Rádio Fandangos

Nenhum comentário:

Postar um comentário