quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vídeo de criança do Recife constrangida por colegas é retirado do Youtube

O vídeo, postado no Youtube, que mostra um garoto, de apenas 12 anos, sendo hostilizado e constrangido por colegas de classe depois que bebeu, sem saber, um refrigerante cuspido por uma das crianças teve o conteúdo removido do site. Após a denúncia publicada pelo DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, na tarde desta terça-feira (28), o google tornou o vídeo impróprio para visualização e, em seguida, alertado por colegas da escola, o aluno responsável pela postagem deletou o arquivo original de seu canal.

Nesta manhã, a mãe do garoto, autor do constrangimento virtual, esteve no colégio particular da Zona Sul do Recife, onde as crianças estudam, a convite da direção. De acordo com um dos proprietários da instituição, uma reunião com a coordenação pedagógica foi realizada para garantir que o episódio sirva de lição para todos os alunos, sem, no entanto, gerar danos psicológicos também à criança.

“É importante que nem o autor, nem a vítima, passem por maiores problemas e, por isso, é necessário acompanhamento. Foi uma brincadeira infeliz, mas como o garoto se identificou, acredito que não houve uma intenção real de dano, mas uma falta de orientação, que deve ser contornada”, defende, reiterando que é proibida a utilização de aparelhos celulares no interior da escola e que dois profissionais ficarão responsáveis por essa supervisão também no horário dos intervalos.

Segundo a família do menino de 12 anos, com os discursos de simpatia recebidos e a retirada do vídeo da internet, o garoto já se encontra menos abatido pelo episódio e é provável que ele volte à escola ainda essa semana. O caso foi registrado na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente na manhã de ontem, um dia após a descoberta do vídeo, postado desde maio.

Denúncia – De acordo com o promotor do Ministério Público de Pernambuco, referência em estudos de crimes na internet, José Lopes Filho, destacou que o caminho ideal é tentar um acordo com os alunos envolvidos. "Tentar conversar com os alunos é importante até mesmo por questões de educação e orientação. O bullying provoca prejuízos graves, especialmente quando se está em formação de personalidade", destacou. Se a conversa não surtir efeito, ele recomenda que os pais devem prestar queixa na polícia e encaminhar a denúncia à ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (3182-7000) para que a retirada do vídeo seja solicitada ao Youtube.

Identificando o Bullying - Desconfie se a criança ou adolescente passar a rejeitar a escola ou pedir para mudar de sala, especialmente quando há queda repentina no rendimento escolar. Vítimas desse tipo de violência psicológica também pode apresentar sinais de somatizações (diarréias, vômitos, dores abdominais, asma, insônia e pesadelos) e manifestar problemas emocionais, como tristeza e depressão, ou sociais, como isolamento do grupo. Durante e depois os episódios, é recomendável que a criança seja acompanhada por um tratamento psicológico para superar as perseguições.

Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário