terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bullying - no Rio carioca tem palestra

Ação realizada na Tijuca ajudará população a combater violências infantil, escolar e doméstica, além de promover e verificar como está a saúde.

Como lidar com situações de bullying, violência infantil e contra animais domésticos. Essas e outras orientações jurídicas serão dadas gratuitamente pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), nos dias 23 e 24 de setembro (quinta e sexta-feira), em comemoração ao Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Durante os dois dias, profissionais e estudante dos cursos de Biologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia da UVA farão avaliação postural, da capacidade respiratória, nutricional e de higiene oral em stands montados no campus Tijuca. Além de prestarem esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção à hipertensão, e Diabete Millitus. O evento conta até com uma oficina de culinária, que ensinará os participantes a fazer lanches saudáveis.

Nessa edição do ExpoUVA serão oferecidas 13 palestras, sobre os mais variados temas. Na quinta-feira (23), às 17h, o advogado e professor Marcelo Nogueira falará sobre a Lei Maria da Penha e às 18h30, é hora de saber sobre administração financeira doméstica com o consultor e diretor financeiro, Haroldo Monteiro. Já no dia 24, às 18h30, o destaque fica por conta da participação do ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que abordará o tema Dia Mundial de Limpeza das Praias. No mesmo dia, José Leôncio de Andrade (SEBRAE) falará sobre Empreendedorismo Individual e vai esclarecer a Lei Complementar nº 128, de 2008, destinada a quem trabalha por conta própria ou possui um negócio informal e deseja conquistar direitos e oportunidades, sem burocracia.

As apresentações culturais contam com a participação da Cia de Dança da coreógrafa Patrícia Aroxa, da Academia Marginal de Letras, do Grupo Engenho de Capoeira, do Coral da Universidade Veiga de Almeida, do Coral da Terceira Idade e do Grupo de Dança do curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar. A programação inclui, ainda, a reprodução de um vídeo sobre a campanha “Não bata, eduque”, em parceria acom o curso de Serviço Social, e exposição das ações realizadas pela Delegacia de Atendimento à Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social, Unicef, o Instituto Promundo, parceiros da ação, CIEE e Fundação Mudes, que estarão inscrevendo para estágios.

A UVA-Tijuca fica na rua Ibituruna, 108, Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no site www.uva.br. Mais informações no telefone (21) 2574-8888.

O Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular foi realizado pela primeira vez em 29 de outubro de 2005, com o objetivo de reunir em cada uma das universidades participantes, espaços e ações, na área de ensino, pesquisa e extensão, voltados à comunidade. A UVA é parceira fundadora deste projeto. Na primeira edição, 197 instituições de ensino superior participaram da comemoração. Em 2009, este número subiu para 620, representando 26% a mais que a adesão no ano anterior. Ao todo, 23,5 mil professores, técnicos e alunos realizaram mais de 1 milhão de atendimentos.

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário