quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vereadores aprovam projeto para combater bullying nas escolas

Pela proposta, professores serão treinados para a prevenção e combate do problema

Os vereadores de Sumaré aprovaram por unanimidade, em segunda votação, na noite de terça-feira (14), o projeto de lei que pretende combater o bullying nas escolas da cidade. Pela proposta, professores e equipe pedagógica serão treinados para a prática de conscientização, prevenção e combate ao problema. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, o Executivo tem o prazo de 15 dias para sancionar ou não o projeto aprovado.

Entre as medidas propostas pelo autor, o vereador Josué Carodozo (PT), estão a capacitação dos professores por meio de cursos, palestras, debates, além de orientação de pais e alunos com a ajuda de cartilhas e seminários.

O que é bullying?

De acordo com a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), que realiza programa de implementação de ações efetivas para a redução do comportamento agressivo e que tem como objetivo sensibilizar educadores, famílias e sociedade para a existência do problema e suas conseqüências, o termo bullying é definido como todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros alunos, causando dor e angústia. Algumas situações consideradas corriqueiras, como colocar apelidos e/ou isolar um colega de classe, de forma repetitiva, podem causar sérios traumas na criança ou no adolescente.

Fonte: eptv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário