segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Programa da PM tentará diminuir casos de bullying nas escolas de MS focando a conscientização


Além da violência físca, atos de "zoação" e gozação são considerados bullying também
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira (MG)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas de Mato Grosso do Sul (Proerd-MS) – que atua nas escolas das redes pública e privada de ensino – terá foco também na criação de projetos que reduzam as ocorrências de bullying nas unidades.

Bullying é uma palavra de origem inglesa usada para referir-se a quaisquer tipos de violências físicas ou psicológicas sofridas por crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar, seja o estudante vitimado por outro aluno, ou por docentes sem o devido preparo para relação com este público.

O Proerd-MS é realizado pelas Polícias Militares de todos os Estados do Brasil e acompanha as escolas desde 1997.

Para o coordenador do Proerd-MS, coronel Oscar Rodrigues, umas das ações a serem implementadas nas escolas será um programa de orientação para professores e alunos. “Em visita recente aos Estados Unidos, participei de cursos específicos sobre bullying. Uma das medidas apresentadas para o enfrentamento a este tipo de violência nas escolas foi a criação de comissões de prevenção. Temos o projeto de levar até as escolas do Estado, orientações sobre como lidar com o bullying. Para isso, uma das sugestões a serem apresentadas pelo Proerd, será a criação de um centro de prevenção formado por professores e funcionários da escola. Com esses centros, será feita inicialmente uma apresentação sobre o tema, e em seguida fazer com que o aluno, ao presenciar uma situação de bullying, denuncie para esta comissão”, comenta, via assessoria de imprensa.

Depois de reunião com todos os diretores, os projetos começam a ser implantados, explica Rodrigues. “Com essa reunião, teremos uma ação mais intensiva de prevenção ao bullying. Anteriormente, realizávamos palestras para prevenção. A previsão é de até outubro ou novembro para que façamos a reunião e dessa forma, seja apresentadas as sugestões para enfrentamento ao bullying, em seguida seja criada a comissão de cada escola.”

O Proerd é baseado no programa americano Drugs Abuse Resistence Education (Dare), que disponibiliza materiais educacionais de prevenção à violência e uso de drogas. Entre os materiais estão cartilhas com orientações sobre o bullying. “O bullying é um tipo de violência de difícil percepção, sendo rotineiramente confundido com outras brincadeiras. O Darenos dá ferramentas para poder detectar este tipo de violência contando com a participação dos alunos professores e até dos pais. Anualmente os coordenadores do Proerd de cada Estado do Brasil participam de orientações sobre violência, em que o bullying está incluído”, afirma o coronel, ainda via assessoria.



"Uma das sugestões a serem apresentadas pelo Proerd, será a criação de um centro de prevenção formado por professores e funcionários da escola", explica Oscar Rodrigues, coordenador do programa em MS

Foto: Edemir Rodrigues/Notícias.MS

Bullying

Atitudes agressivas e, por diversas vezes corriqueiras, praticadas sem motivação aparente, manifestadas por um ou mais aluno contra outro estudante ou um grupo deles, é tido como bullying.

O problema causa angústia e sofrimento à vítima que, muitas vezes é uma criança ou adolescente menor que o autor da violência e não pode se defender – ou é uma pessoa tímida com pouca atitude para responder a uma provocação verbal ou gozação de colegas de classe, por exemplo.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de bullying possíveis, temos algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar.

Clique na imagem para acessar a galeria


Materiais como vídeos e livros específicos serão usados por professores

Foto: Edemir Rodrigues/Notícias.MS


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Início do conteúdo

Início do conteúdo


Nenhum comentário:

Postar um comentário