sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Deputados discutem males do bullying na Assembleia

Atendendo a um pedido da deputada Eliziane Gama (PPS), a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação, realizou audiência pública com o tema: Bullying no ambiente escolar.

O evento reuniu representantes dos mais variados segmentos da sociedade maranhense e serviu para mostrar que o bullying dentro da escola é um problema que já atinge uma parcela considerável de jovens.

Uma ideia, pesquisa realizada pela Ong Plan Brasil, no ano letivo de 2009 em todo país, revelou números considerados preocupantes. Dos 5.178 estudantes ouvidos, 17% já se envolveram em casos de bullying escolar, neste caso específico 10% como vítimas e 7% como autores, além de 3% que registram casos como vítimas e autores.

Ao mesmo tempo, casos de cyber-bullying, o bullying que ocorre na Internet, aumentou. Do total de alunos, 35% já sofreram do cyber-bullying, sendo 18% autores e 17% como vítimas.

“Muitas brincadeiras entre alunos passam despercebidas nas escolas, mas configuram grave agressão. O nosso empenho é o de manter o ambiente escolar propício ao desenvolvimento de cada criança e adolescente, pois, diante da agressão, o conflito começa na definição de papéis: Quem deve fazer o quê? A escola? Os pais?”, enfatizou a consultora e pesquisadora da Plan, Cléo Fante.

Segundo ela, a principal dificuldade ao combate do bullying é o reconhecimento do ato violento tanto por parte da vítima quanto do agressor.

“Avaliamos que o resultado da audiência foi muito positivo, visto que, tivemos a participação de dezenas de representantes de vários segmentos educacionais”, afirmou o deputado Alberto Franco (PMDB), presidente da Comissão de Educação da AL.

Eliziane Gama, que é autora de um projeto de lei que insere a discussão sobre bullying” nas escolas, além de atividades de prevenção, também classificou a audiência como proveitosa.

O bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully -tirano ou valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender.

Fonte: Jornal Pequeno - São Luís/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário