terça-feira, 10 de agosto de 2010

Projeto Bullying na escola: tô fora!

Responsabilidade Social: Escola Vasco Santos desenvolve projeto com a participação de alunos dos três turnos


A Escola Estadual Vasco Santos numa iniciativa inédita e de grande alcance social desenvolve um projeto que envolverá todos os professores e alunos da instituição. Trata-se do projeto Bullying na escola: to fora!, que tem como objetivo garantir o direito de toda criança e adolescente de desenvolverem-se em um ambiente seguro e salutar, promovendo a cultura da paz, o respeito à dignidade humana e à valorização das diferenças.

De acordo com a diretora Maria Cristina de Oliveira Barreto o projeto foi idealizado por um grupo de alunos de cada turno. Iniciativa que, de imediato, contou com o apoio e o incentivo da direção da escola. Várias reuniões aconteceram, desde o mês de junho e todas as idéias foram discutidas e escolhidas as mais relevantes.


A abertura do projeto acontecerá hoje dia 09 de agosto, nos três turnos com a apresentação dos alunos coordenadores, apresentação do projeto e o aluno Vitor Hugo Santos Silva do 1º ano cantando a musica tema.


Ainda de acordo com a diretora Maria Cristina o projeto será trabalhado durante todo o semestre com o envolvimento de todos os professores e servidores da escola com atividades diversas. Entre elas, destacam-se: filmes para debates em sala de aula, slides explicativos para trabalhar com alunos e pais em reuniões, reflexão com historias em quadrinhos e textos alusivos ao tema, caminhada contra o Bullying com distribuição de panfletos explicativos à população, inclusive com a participação de outras escolas da cidade que estão sendo convidadas, semana da ação fraterna, no mês de novembro com visitas a APAE, Asilos, Centro de Referência da Cultura Negra, FADA, comunidade indígena e outros com o objetivo de conhecer para respeitar.


A Escola Vasco Santos conclama a todos – pais, educadores, familiares, escolas, entidades e população - para discutirem com seus filhos/alunos/jovens sobre o assunto e para analisarem certas atitudes, na tentativa de diminuir ou mesmo acabar com todo e qualquer tipo de Bullying existente.


O que é o Bullying


O termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes/jovens contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes ou jovens) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.


Por não existir uma única palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de Bullying possíveis, vai aqui algumas ações que podem estar presentes:


Colocar apelidos - Ofender - Zoar - Encarnar - Sacanear - Humilhar - Fazer sofrer - Discriminar - Excluir - Isolar - Ignorar - Intimidar - Perseguir - Assediar - Aterrorizar Amedrontar - Tiranizar - Dominar - Agredir - Bater - Chutar - Empurrar - Ferir - Roubar ou Quebrar pertences.


Algumas frases usadas pela escola em murais ou faixas.


- Bullying na escola: não cola!

- Bullying: esta brincadeira não tem graça!
- Bullying na escola nem rola!

Fonte: Jornal Araxá

Nenhum comentário:

Postar um comentário