sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Petrolina registra caso de bullying envolvendo grupo de estudantes

Do JC Online Núcleo SJCC/Petrolina

Acontece na manhã desta sexta-feira (27), na Escola de Referência Clementino Coelho, no bairro Jardim Maravilha, em Petrolina, uma audiência de mediação e conciliação sobre um caso de violência envolvendo um grupo de estudantes contra um colega de sala de aula.

A denúncia chegou nesta quinta ao conhecimento do juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Marcos Bacelar. O magistrado deve participar da mediação, marcada para às 11h.

Realidade cada vez mais frequente em ambientes escolares públicos e privados de todo o país, o bullying – termo inglês que se refere a todo tipo de agressão praticada por uma pessoa ou um grupo com o objetivo de agredir ou intimidar outras pessoas - se caracteriza por ações como atribuições de apelidos perjorativos, por exemplo. As marcas da agressão podem ser levadas pelas vítimas por toda a vida.

Em Petrolina está sendo implantado o Projeto Escola Legal, que prevê uma série de ações conjuntas de órgãos como conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretarias estadual e municipal de Educação, Conselho de pais, polícias Militar e Civil, Ministério Público, dentre outros.

A iniciativa tem como proposta coibir qualquer violência contra a criança e o adolescente. O projeto prevê a criação de um Comitê de Mediação de Conflitos, que deve ser formado por professores e e pais de alunos.

O Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.

Um comentário: