domingo, 15 de agosto de 2010

Bullying é de doer

Esses temas modernos… São bons que eles se desenvolvam, ganhem espaço. Significa atenção a áreas, situações e dificuldades historicamente expostas, mas é preciso administrá-los sem exageros, sem tolher autonomias, aprendizados e a capacidade de auto-defesa.

Bullying, por exemplo, tema da moda. Nada contra, nenhum reparo de conteúdo à reunião de experiências e formas de enfrentamento a constrangimentos, ameaças e até agressões em ambiente escolar, ou não, agrupadas debaixo do guarda-chuva da expressão criada, bullying. Mas tema da moda, indiscutivelmente. Que merece ficar em evidência enquanto tal tipo de problema persistir, mas que corre, sim, o risco de ser um expressão empregada até o desgaste. Não seria bom, entrentanto, o desgaste do tema.


Cada um de nós será tentado a soltar a voz: “No meu tempo, não havia essas coisas de bullying.” Havia sim, mas um espécie de bullying mais inocente, e que nos perdoem as autoridades no assunto, que certamente dirão não haver bullying inocente. Hoje em dia, as circunstâncias e formas de constrangimento pioraram, e muito, a justificar que se trate especificamente do bullying.


No tempo dos mais antigos ou maduros, eram triviais os apelidos, que, em geral, evoluíam para um clima de entendimento e harmonia. Mais as brigas de praxe na saída do colégio. No meu caso, era fracote e franzino e padecia a gozação dos colegas nas aulas de educação física. Alguns até me chamavam de “sagui”, do que não gostava nem um pouco. Mas constrangimento sistemático praticamente não havia, e aquelas situações configuravam-se em uma oportunidade para a criança ou o adolescente aprender a se defender, a se virar por conta própria. Uma iniciação à vida na selva, que viria logo depois.


Hoje há constrangimentos e ameaças sistemáticos, que passaram da conta, a exigir uma expressão própria, de onde surgiu o bullying. Entendo a problemática, mas é importante combinar o tratamento do assunto com o espaço para autodefesa. E ainda outra coisa me incomoda no tratamento dispensado a esse assunto que passou a fazer parte da agenda da modernidade: por que bullying, deus-do-céu? Não haveria uma expressão em bom português com o mesmo conteúdo do que quer dizer bullying?


Bullying é de doer, a palavra, seu significado e o efeito real.


Fonte: Fora de Circuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário