terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto de lei busca combater bullying nas escolas de Forquilhinha/SC

As instituições de ensino da rede Municipal de Forquilhinha deverão desenvolver políticas antibullying, caso seja aprovado o Projeto de Lei 003/2010 , de autoria do vereador José Ricardo Junkes (PP). Entende-se como bullying atitudes de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um indivíduo ou grupos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

"Um problema que tem preocupado todos os profissionais da área da educação, pois esses tipos de ações vem ocorrendo com freqüência. Além dos problemas imediatos, estudos acusam vários vestígios psicológico deixados em pessoas que de uma forma ou de outra sofreram alguma ação de bullying", assinala o vereador Zé Ricardo.

Pela proposta, considera-se bullying, insultos pessoais, comentários pejorativos, ataques físicos, grafitagens depreciativas virtuais ou não, expressões ameaçadoras, isolamento social, ameaças, entre outros.

Conforme o programa sugerido pelo vereador caberá ao Poder Executivo Municipal, criar uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades didáticas, informativas, de orientação e prevenção.

Segundo o vereador desenvolver campanhas educativas, informativas e de conscientização nas escolas, coibir rigorosamente atos de agressão, discriminação, humilhação e qualquer outro comportamento de intimidação, constrangimento e violência, realizar debates envolvendo a comunidade, além do auxílio às vítimas e agressores são algumas das ações propostas pelo programa.

Fonte: Daniela Niero - Rádio Criciúma/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário