quinta-feira, 10 de junho de 2010

Metade de quem sofre bullying reage, diz estudo


Uma pesquisa com estudantes de Pelotas revela que vítimas de bullying também reagem aos ataques. O estudo aponta que metade dos alunos que sofreram perseguição continuada ou agressões praticaram algum tipo de violência.

Durante os últimos meses, 1.075 alunos da 1ª à 8ª séries de escolas públicas de Pelotas foram entrevistados. Os primeiros resultados da pesquisa revelam que num grupo de 30 alunos, no mínimo cinco já sofreram alguma forma de agressão. O levantamento foi realizado pelo Núcleo de Neurodesenvolvimento Mário Coutinho, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Unesco e a Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o coordenador da pesquisa, Danilo Rolim de Moura, muitas crianças praticam a agressão como forma de defesa após serem vítimas:

– Os tipos mais comuns da violência são o bullying verbal, como xingamentos e discussões. Depois vem a agressão física como pontapés e empurrões, a racial e por último a sexual .

Segundo o levantamento, as meninas fariam o bullying por meio de intrigas e exclusão de indivíduos no grupo. Já os meninos, provocam mais, mas também são as maiores vítimas da agressão. Moura aponta, também, que a maioria dos entrevistados mostrou superar o ocorrido.

Fonte: SANCLER EBERT | Pelotas/Casa Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário