terça-feira, 29 de junho de 2010

Bullying: violência que nasce da dificuldade de conviver com a diferença

Foto: Portal Gaz/Thiago Barbosa
Clique  para Ampliar
Susana Terezinha Más ministrou palestra

Após discussões em torno das pulseiras do sexo usadas por adolescentes, agora, o tema em foco é o bullying (comportamentos agressivos e anti-sociais, praticados por crianças e adolescentes). Com a intenção de abrir uma discussão sobre a temática, visando a conscientização e combate, foi realizada uma palestra na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na tarde desta terça-feira, 29. O evento foi promovido pelo Departamento de Educação, Curso de Psicologia, Núcleo de Educação Básica e GT Ética e Educação.

Susana Terezinha Más, professora do Departamento de Educação da Unisc, ministrou a palestra que contou com a presença de alunos, professores e da comunidade acadêmica. Ao longo de sua explanação, Susana salientou a maneira como o bullying deve ser enfrentado por quem sofre esse tipo de violência, pais, e professores. "É importante que sejam feitas denúncias da parte de quem sofre o bullying. Não se deve ficar calado. Os jovens devem buscar ajuda com os pais e na escola."

Projeto

É desenvolvido pelo Departamento de Educação, há mais de 10 anos, o programa "Escola para a Paz", que tem como objetivo levar às escolas e professores, cursos, palestras e oficinas que cercam assuntos cujo foco seja a violência praticada dentro das instituições de ensino. Em Santa Cruz, conforme Susana, existem casos de bullying nas escolas. " Não há escola que esteja livre da violência. Essa problemática é tão antiga quanto a escola, ela nasce da dificuldade de conviver", comenta a professora.

Entenda

Bullying é uma palavra de origem inglesa adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar uma pessoa e colocá-la sob tensão. É um termo utilizado para designar atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotada por um ou mais estudante, causando dor e angústia no outro, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. O praticante de bullying visa obter força e poder; conquistar popularidade na escola e esconder o próprio medo.

Indicadores

Os jovens que estão sendo alvos desta forma de violência podem demonstrar falta de vontade de ir à escola; sentir-se mal perto da hora de sair de casa; pedir para trocar de escola; revelar medo de ir ou voltar da escola; apresentar baixo rendimento escolar; chegar em casa com machucados inexplicáveis.

O que fazer?

À escola cabe a responsabiliadde maior de envolver todos seus membros na não aceitação do bullying privilegiando a prevenção. As vítimas, devem evitar a companhia de quem pratica o bullying, não falar com o agressor sozinho, não responder às provocações e principalmente não manter as agressões em segredo.

Saiba mais em www.bullying.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário