segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dicas para pais e filhos

O que fazer para que seu filho não se envolva na prática do bullying.

Papel dos pais

Dar exemplos positivos e ser modelo de comportamentos assertivos.

Ensinar seus filhos a fazerem amigos, promover a amizade.

Muitas situações de bullying acontecem dentro de casa, entre familiares. Não colocar apelidos ou ridicularizar as crianças no ambiente familiar.

Mostrar aos jovens de forma consistente (através de mensagens verbais e não verbais) que eles têm a permissão para se defenderem e protegerem seu espaço e o seu corpo.

Ensinar as crianças a serem bons repórteres de incidentes que possam acontecer com eles ou com os outros.

Estar sempre vigilantes – não ignorar os sinais que as crianças mostram quando alguma coisa não está bem: tristeza, apatia, não querer ir para a escola, baixo rendimento escolar, depressão, distúrbios alimentares.

Manter seus filhos sempre orientados e informados – a informação e a orientação são essenciais para o desenvolvimento da confiança autoestima.


Papel dos jovens

Mude seu jeito de pensar. Esta é a mudança mais importante! Você precisa parar de pensar como vítima. Para conseguir fazer isto, imagine-se como alguém forte e independente. Fale NÃO ao seu agressor - pesquisas mostram que em 50% dos casos, um agressor se retrai se você diz não, em um tom de voz firme, com uma postura corporal que não demonstre medo ou insegurança.

Fique sempre com pessoas. Mesmo quando você estiver sozinho, ande junto com os grupos, principalmente nos corredores da escola, nos portões, parquinho, pátios e no caminho para casa. Sente ao lado de outras pessoas. Não se isole. Acredite, você tem todo o direito de estar e ficar aonde quiser.

Se você estiver se sentindo com vergonha, intimidado, com medo, triste, solitário, e/ou se você tem dificuldades de fazer amigos, procure ajuda com um adulto de sua confiança.

Mantenha-se seguro e proteja-se.

Encontre maneiras de permitir que as pessoas conheçam você melhor. Quando as pessoas se aproximam umas das outras, a conexão entre elas elimina o vazio que dá a chance para a prática do bullying acontecer.

Se você não conseguir enfrentar seu agressor sozinho, peça ajuda. Sempre peça ajuda aos seus pais, professores, diretores da escola aonde você estuda. A escola tem a obrigação e o dever de proibir a prática do bullying dentro das suas salas de aula. Nunca deixe de conversar com seus pais - eles são as pessoas que mais amam você no mundo.

Seja uma boa testemunha, que usa seu poder de influência para defender quem está sendo alvo ou para reportar o incidente para um adulto.

Nunca desista e acredite que os adultos querem ouvir e ajudar.


Fonte: itu.com.br, por Milene Ferrazza Thomas psicóloga, especialista em Dinâmica dos Grupos. Diretora da "Consentire - pelo desenvolvimento humano" e Coordenadora do programa "Seja a Mudança" no Brasil.

2 comentários:

  1. eu acho que quem comete o bullyng e um baita de idiota pois ve so o seu lado nao quer saber o que a pessoa vai pensar ja vai partindo pra violencia e nao que sabe de mais nada eu acho o pessoa que sofre BULLYNG tem que tomar serias providensias e se essa pessoa te ameaçar nao fique com medo pois deus estara do seu ladoooooo

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Nathalia, conte sempre com a Cia Atores de Mar´.
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir