domingo, 24 de janeiro de 2016

Cruz Vermelha alerta jovens para as injustiças e bullying




“Mudar o mundo está nas suas mãos”. Esta foi a mensagem transmitida a “duas turmas do 6.º ano” da Escola Básica 2/3 de Ribeirão, durante a ação de sensibilização alusiva ao bullying, promovida pela Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

O convite foi direcionado pela Biblioteca Escolar, através da professora Aurélia Azevedo, tendo a Delegação da Trofa da CVP sugerido que fosse abordada “a temática da violência, quer doméstica, quer sobre os animais”, através do livro “A Inocência das Facas”. Na ação, que se realizou a 14 de janeiro, Adélia Carvalho, uma das autoras do livro, leu “três textos”, seguindo-se um debate “sobre diferentes temas, nomeadamente a violência de género e preconceito”. 

“Com este livro, a autora pretende que as pessoas mudem as atitudes negativas e ajudem a construir um mundo melhor, tendo recomendado aos alunos que fossem bons observadores e atentos ao mundo que os rodeia” e que “nunca permitissem injustiças, nem nenhum tipo de violência”, contou a professora Aurélia Azevedo.

Já fonte da Delegação da Trofa da CVP considera que estas ações são “momentos de contacto privilegiado com a comunidade juvenil e um momento para, de forma lúdica e informal, valorizar as questões artísticas, discutir e abordar temas normalmente muito sensíveis”.


Esta ação de sensibilização está integrada no CLDS Trofa – 3G Motor de Oportunidades, promovido pela Delegação da Trofa da CVP, Associação Empresarial do Baixo Ave e Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso (ASAS). “Ao aliarmos uma obra como ‘A Inocência das Facas’ ao CLDS Trofa 3G Motor de Oportunidades, estamos a cumprir os objetivos a que nos propusemos aquando da candidatura, como formar jovens multiplicadores para a promoção de valores da liberdade e igualdade”, adiantou.


A Delegação da Trofa da CVP “está disponível” para promover estas sessões em associações, escolas, empresas ou outras entidades. Para tal, os interessados podem contactar a instituição através do 252 419 083, do email cvptrofa@trofa3g.pt ou do Facebook www.facebook.com/trofa3g/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário