sábado, 9 de janeiro de 2016

Bullying retratado pela objetiva de uma centena de fotógrafos

Rádio Horizonte Algarve

Depois de ter arrancado em Munique, em 2011, e de ter percorrido a Rússia e o Brasil, o tema do Bullying dá origem a uma exposição que pode ser visitada em Vila Real de Santo António, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.


A iniciativa é trazida pela Peace and Art Society - PAS, associação internacional de arte sediada em Faro, e a exposição conta, neste momento, com 125 trabalhos fotográficos oriundos de países como o Reino do Bornéu, Nova Zelândia, Argentina e Cuba, entre tantos outros.

Este projeto começou em 2011 e conta a história de Alena Breitscheidel, menina de nove anos que foi vítima de abusos físicos e emocionais, numa reputada escola da cidade onde reside.

A mãe, artista plástica, após infrutíferas tentativas de acabar com o sofrimento da filha, teve a ideia de apelar à ajuda de dezenas de artistas espalhados pelo mundo, tendo assim nascido um extraordinário movimento solidário a nível global.

Este evento foi já exibido em S. Petersburgo, Rússia e em Ubá, no Brasil. O grande objetivo é alertar para a problemática que afeta crianças e jovens pelo mundo inteiro, tendo a arte e os artistas um papel pacificador, tentando ajudar, neste caso, a combater o bullying.

A exposição vai estar patente em VRSA entre os dias 6 e 31 de janeiro e será pretexto para o encontro com especialistas, nomeadamente, psicólogos, que vão levar a cabo sessões de esclarecimento sobre o fenómeno social bullying direcionadas para crianças, jovens, pais e professores.

A iniciativa levada a cabo pela Peace and Art Society-PAS, associação internacional de arte com sede em Faro, conta com apoio da câmara municipal de Vila Real de Santo António para chamar a atenção de todos para uma problemática que afeta muitas crianças e jovens e as suas famílias.

De referir, ainda, que «Alena´s Project» tem ao longo dos anos contado com a adesão de novos artistas.

Recorde-se que a associação Peace and Art Society entre Março e Abril de 2015 trouxe até à Eurocidade do Guadiana a exposição internacional de arte «Minha Fukushima».


Ademar Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário