quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

24ª CRE instala Centro Regional de Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying

Fonte: Rádio Fandango

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Cachoeira do Sul, terá um Centro Regional de Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying, que funcionará no prédio da CRE. O local será uma referência para as escolas da rede estadual dos 11 municípios que fazem parte da região de abrangência da Coordenadoria. A instalação ocorrerá no próximo dia 14, durante a primeira reunião do ano com as novas equipes diretivas das escolas estaduais, às 11h30min para os 10 municípios do interior da região, e às 16h30min para os gestores das escolas de Cachoeira do Sul.

As professoras Cleonice Bankow e Veridiana Arruda atuarão no centro. Elas que também atuam no Núcleo de Apoio Pedagógico da 24ª CRE. “Tendo em vista que ainda vivemos em uma cultura de violência, o núcleo tem como proposta a construção de uma cultura de paz e não-violência”, explicou Cleonice, que coordenará o local.

Conforme ela, o centro atuará em atividades como a prevenção da violência, formação continuada de professores, mediação de conflitos, círculos de construção de paz e círculos restaurativos (espaços dialógicos para resolução não-violenta de conflitos). “O centro terá um viés pedagógico, trabalhando a partir de uma abordagem sistêmica do conflito enquanto possibilidade de aprendizagem e qualificação das relações”, definiu.

FORMAÇÃO - Cleonice explicou que um dos focos será oferecer formação para que cada escola tenha professor habilitado para a resolução de conflitos. Ela informou que, em março, iniciará a formação continuada “Construindo Redes Humanas para a Cultura de Paz”, com encontros mensais. “A ideia é trabalharmos junto com as comissões internas de prevenção a acidentes e violência escolar (Cipaves)”, enfatizou.

A coordenadora do Centro Regional de Gestão de Conflitos informou que será incentivada a criação das Cipaves nas escolas que ainda não possuem. “Vamos trabalhar mobilizando para que todas as escolas tenham suas Cipaves atuantes”, projeta Cleonice.

BULLYING

Um dos temas que ganhará mais destaque com a criação do centro da 24ª CRE será o combate ao bullying, termo que descreve a prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. Conforme dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a prática de bullying responde por 21% dos casos de violência nas escolas estaduais gaúchas. Só perde para a indisciplina, com 42%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário