segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pesquisa comprova benefícios do desenvolvimento socioemocional de alunos em escolas públicas de Mairiporã

As escolas municipais João Puga Dias e Prefeito Sarkis Tellian, de Mairiporã, encerram o ano letivo de 2015 com uma avaliação bastante positiva sobre as mudanças que a metodologia da Escola da Inteligência, implantada no início deste ano, trouxe para a formação social e emocional, e para o enfrentamento de questões como a violência e o bullying, dos seus 750 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Os benefícios da metodologia foram confirmados em uma pesquisa realizada entre os próprios alunos e também entre os professores que participam do projeto nas duas escolas. Diminuição no nível de ansiedade dos alunos, melhoria no relacionamento interpessoal, redução do nível de violência entre os alunos e contra os recursos físicos da escola, entre outras conquistas, estão entre as melhorias constatadas pelos professores. Além dos aspectos socioemocionais, em decorrência do projeto, os professores também apontam para o aprimoramento do aprendizado, principalmente, para a facilitação do processo de alfabetização (ler e escrever) e para o aumento do interesse e participação dos alunos nas disciplinas regulares.
 
Desenvolvida pelo psiquiatra Dr. Augusto Cury, e autor de vários livros sobre a inteligência multifocal, a metodologia da Escola da Inteligência trabalha as habilidades para a gestão das emoções e das relações sociais por meio de um material didático (que inclui livros e recursos multimídia) especialmente elaborado para professores, alunos e pais ou responsáveis. “É um material rico, que aborda diversos temas que a gente não trata diariamente na escola. O resultado tem sido fantástico”, diz a professora Maristela de Oliveira, uma das docentes que começou a trabalhar com a metodologia na escola EM João Puga Dias. Para que o programa seja aplicado na sala de aula, é parte desta metodologia também a capacitação do corpo docente e a realização de acompanhamentos regulares por consultores especializados.
 
De acordo com Douglas Rodrigues Caetano, Diretor da Conceito Escolas Inteligentes, empresa responsável pela implantação da metodologia na rede pública de ensino com exclusividade em todo o Estado de São Paulo, o conteúdo faz com que a autoestima dos alunos melhore, ajuda na disciplina em sala de aula, torna os alunos mais solidários entre eles, diminui a evasão escolar e reduz a violência e casos de bullying. “Com a metodologia, os alunos aprendem a lidar melhor com seus pensamentos e suas emoções, o que possibilita essa mudança de comportamento e favorece a transformação nas relações”, diz Caetano.
 
Pelos resultados alcançados com a implantação do projeto também na rede pública de ensino, nos últimos dois anos, Estrela, município do Rio Grande do Sul, recebeu o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público 2015. “Assim como em Estrela, esperamos que os resultados alcançados e comprovados pelas duas escolas municipais de Mairiporã sirvam de exemplo e incentivo para a implantação da metodologia desenvolvida pelo Augusto Cury em muitas outras escolas da rede pública de ensino em São Paulo”, conclui o Diretor da Conceito.
 
Os professores dessas duas escolas de Mairiporã anteciparam-se e já estão capacitados e amparados por esta metodologia para implantar um Programa de Combate à Intimidação Sistemática - bullying, conforme estabelece a Lei Federal nº 13.185/2015 recém editada.
Confira abaixo alguns pontos avaliados positivamente pelos alunos e professores das escolas municipais João Puga Dias e Prefeito Sarkis Tellian, de Mairiporã:
 
- Os professores avaliaram como ótimo ou bom tanto o material de apoio como o treinamento recebido para a aplicação do conteúdo da Escola da Inteligência em sala de aula;
 
- na opinião de 60% dos professores, o desempenho dos alunos e interesse pelas disciplinas regulares aumentou, e 65% afirmam que o vocabulário, escrita e leitura dos alunos tiveram notável melhora;
 
- para 53% dos professores, o nível de violência entre os alunos diminuiu;
- 86% dos alunos consideram ótimo o programa Escola da Inteligência;
- o material é avaliado como ótimo por 55% dos alunos e como bom por 43%;
- 80% dos alunos afirmam melhora da autoestima, 71% melhora no relacionamento com os amigos e 54% mais tolerância a opiniões contrárias;
- para 65% dos alunos, a metodologia proporcionou mais facilidade na aprendizagem.
- para 95% dos professores, o programa contribui para a sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário