quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Câmara Municipal de Fafe promove formação nas escolas sobre bullying

VALE DO AVE


Os serviços do Município de Fafe, nomeadamente a Divisão de Gestão de Recursos Humanos, Acção Social e Educação (DGRHASE), em colaboração com o Destacamento da GNR de Guimarães, está a desenvolver, durante o período de férias escolares, uma acção de formação nas escolas sobre o bullying.

As sessões de formação, realizadas nas instalações dos vários Agrupamentos Escolares do concelho, têm como destinatários os Assistentes Operacionais das escolas do Município, com o objectivo de compreender e intervir no bullying.
 
De resto, os trabalhadores alvo das acções de formação têm uma responsabilidade acrescida nas intervenções de combate ao bullying, decorrente do acompanhamento e vigilância das crianças e jovens.
 
A formação visa demonstrar a importância de lutar contra o bullying, fenómeno cada vez mais recorrente e cujo impacto pode comprometer o bem-estar psicológico das vítimas.
 
O papel dos Assistentes Operacionais tem particular relevo, por serem importantes agentes de prevenção das consequências nefastas que o fenómeno tem ou poderá ter a curto e longo prazo na saúde e na vida das crianças, dos jovens e das suas famílias.


Até agora realizaram-se sessões de formação no Agrupamento de Escolas de Fafe - na escola EB 2,3 de Arões St.ª Cristina - e no Agrupamento de Escolas Montelongo - na escola EB 2,3 de Revelhe.
 
A formação dos Assistentes Operacionais passará ainda pelo Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira, durante esta semana.
 
Pompeu Martins, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Fafe, destaca a importância destas iniciativas.
 
“É uma formação muito importante para munir os funcionários das escolas do concelho das ferramentas e informação certas no combate ao bullying.
 
Pela sua proximidade das crianças, fruto da vigilância e acompanhamento que fazem parte das suas funções, os Assistentes Operacionais são dos principais agentes de prevenção de situações de bullying, pela sinalização dos casos e apoio às vítimas em ambiente escolar.
 
Pretendemos continuar a promover este tipo de iniciativas e formação, acreditando na sua mais-valia plena para o bem-estar das crianças e jovens das nossas escolas e para a manutenção do melhor ambiente escolar nos vários Agrupamentos do concelho.”

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Fafe ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário