quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Diagnóstico correto de distúrbios de aprendizagem pode prevenir bullying

Problemas médicos podem refletir no comportamento em sala de aula e gerar reprovações

O DIA
Rio - Uma criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem oito vezes mais riscos de não conseguir um diploma universitário, quatro vezes mais chances de reprovar de ano e três vezes mais de evasão escolar. A falta de um diagnóstico correto pode levar crianças e adolescentes com doenças médicas e dificuldades severas de aprendizagem à ignorância ou à negligência do problema. O alerta é de especialistas que esta semana participam de um congresso online gratuito para orientar professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e médicos sobre como lidar com a questão.

Para o neuropediatra Clay Brites, uma análise equivocada das dificuldades e distúrbios de aprendizagem pode provocar preconceito, discriminação, “rótulo” e autoimagem depreciada pela própria criança. “Com o ambiente familiar e escolar deteriorado, o jovem fica exposto injusta e precocemente a um risco de reprovação, delinquência, evasão escolar e bullying”. 

Segundo ele, distúrbios de aprendizagem têm fundamentação genética forte, com alto risco de transmissão, e também podem ser causadas por mal desenvolvimento de funções neurológicas básicas. “Crianças prematuras, com falta de oxigênio ao nascer, ou que passam por pedagogia inadequada no período de alfabetização, a médio e longo prazo, crescem com severos problemas de aprendizado, leitura e escrita”, comenta Brites.

Para ele, a falta de investimentos na área de neurociência é outro fator que contribui para o baixo número de diagnósticos das doenças relacionadas à aprendizagem. “A neurociência não se propõe a criar um método pedagógico, mas a evitar os riscos de uma criança ter problema. É preciso saber detectar esses distúrbios e transtornos.” 

Para o especialista, somente o professor não é suficiente para garantir uma boa aprendizagem. “É necessário trabalhar a criança e a família também, para que estejam preparados para lidar com o desenvolvimento da criança de maneira geral. Mas, infelizmente, quase não há políticas públicas que estimulem esse processo”, lamenta.

O Congresso Nacional Online sobre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem reúne 25 especialistas do país e aborda, além de TDAH, problemas como dislexia, discalculia, disgrafia, Transtorno Opositivo Desafiador, reabilitação neuropsicológica, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, automutilação na infância e adolescência. Para participar, basta entrar no site congressoneurosaber.com.br e se cadastrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário