sábado, 1 de novembro de 2014

Gleisi elogia projeto contra bullying em escolas de Curitiba

Em discurso nesta sexta-feira (31), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou voto de aplauso ao projeto “Bullying não é brincadeira”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Curitiba.
Conforme contou, a secretaria promove nas escolas uma semana de debates sobre o tema e atividades lúdicas, para ampliar a consciência de alunos, professores e da direção da escola sobre o sofrimento gerado por brincadeiras que ofendem, apelidos que ressaltam negativamente uma característica do colega e outras manifestações de bullying.
Como exemplo, Gleisi citou a Escola Municipal Piratini, no bairro do Pinheirinho, na qual os alunos criaram uma “vacina antibullying”, na verdade uma gota de suco de laranja, oferecida em meio a conversas sobre o problema e relatos de vítimas.
– É algo simples, mas, ao dar a gotinha, eles falavam sobre o que é bullying e as crianças fizeram uma apresentação falando da experiência delas. Muitas não sabiam que o que estavam fazendo era bullying, que ofendia os colegas. E não sabiam, muitas vezes, porque veem em casa ou na rua as pessoas tirando sarro, fazendo brincadeiras grosseiras, e reproduzem isso na escola achando que é normal – contou.
Na mesma escola, disse Gleisi, os estudantes foram incentivados a escrever em folhas de papel as agressões sofridas e praticadas contra os colegas, sendo depois todos os papeis reunidos e queimados em uma fogueira.
Ao anunciar a apresentação de voto de aplauso à iniciativa, Gleisi pediu que o mesmo fosse enviado ao Ministério da Educação, para que o governo federal possa avaliar a promoção de campanhas semelhantes com abrangência nacional.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário