domingo, 9 de novembro de 2014

Atriz que sofreu bullying e teve anorexia, vive 'gordinha' com bom humor: 'Não me afeta'

Raquel Fabbri, que já foi uma das quengas em 'Gabriela', vibra com a chance de levantar o drama vivido por ela na vida real em Alto Astral


Fabíola Schwob e Maria Lima
Do Gshow, Rio
Raquel Fabbri conta que já passou por situações semelhantes às de sua personagem (Foto: Carol Caminha/ Gshow)Raquel Fabbri conta que já passou por situações semelhantes às de sua personagem (Foto: Carol Caminha/ Gshow)
Bombardeadas por um padrão de beleza que exige de todos uma magreza de modelo de passarela, muitas meninas vivem em guerra com o espelho e a balança. Uma dessas jovens é aBia de Alto Astral vivida pela atriz Raquel Fabbri. Formada em psicologia, a irmã de Laura(Nathalia Dill) é doce e inteligente, mas vai enfrentar o bullying do próprio irmão, Gustavo(Guilherme Leicam).
A atriz é Bia em Alto Astral (Foto: Carol Caminha/ Gshow)A atriz é irmã da protagonista em Alto Astral
(Foto: Carol Caminha/ Gshow)
Raquel já brilhou na TV na minissérie "As Brasileiras" e na novela "Gabriela", além de ter várias peças de teatro no currículo. Na novela das 11, inspirada na obra de Jorge Amado, ela deu vida a uma quenga do Bataclã. "Era um personagem sexy e tinha essa coisa de ser gordinha. Quando a produtora de elenco me chamou, eu falei: 'claro que eu topo, lógico.Vambora! Só não sou nenhuma beleza de televisão'. Teve uma repercussão bem bacana. O pessoal vinha dizer nas redes sociais que tinha se identificado", recorda Raquel.
A atriz comemora ter sido escalada para papéis como esses e o de Bia, em Alto Astral, que ela considera mais "humanizados". Ela lembra que muitas atrizes ditas gordinhas ficam restritas apenas a papéis cômicos. Para enfrentar o padrão de beleza que impõe a magreza, Raquel conta ter desenvolvido suas defesas. "Eu tenho uma personalidade muito forte. Eu tinha o cabelo meio vermelho, meio loiro, cheia depiercings. Porque eu também tenho as minhas defesas, né? Eu tenho uma personalidade de 'chegar chegando' e a Bia não, ela é mais quietinha. Eu desconstruí essa parede, sem perder a força dela. Ela está quebrada, mas ela é forte", analisa a atriz.
Raquel (Foto: Inácio Moraes/TV Globo)Raquel como quenga do Bataclã em 'Gabriela' (Foto: Inácio Moraes/Gshow)
Bullying em cena tem 'apalpada' de Leicam
Diferente da atriz, Bia é muito tranquila e continua estudando em uma pós-graduação em Psicologia. "Ela não é nenhuma menininha desiludida, bobinha, ela só está trancada no corpo dela", define Raquel. O problema dela é a perseguição do irmão mais velho - o que vai levá-la a protagonizar cenas terríveis com Guilherme Leicam. "No início foi até engraçado porque o Gui é um fofo, e ele estava tenso de me xingar, de me chamar de gorda, baleia, e eu falava: 'me chama, pelo amor de Deus'. Ele pega na minha banha, pega na minha barriga. E eu falo pega, aperta, machuca, sacaneia, porque eu estou bem com isso. É engraçado. A maioria das pessoas pensa que isso poderia me afetar, mas não me afeta", explica a atriz.
Laura mora com os irmãos Gustavo e Bia e o avô Vicente (Foto: Artur Meninea/ Gshow)Raquel com sua família na trama: Guilherme Leicam, Nathalia Dill e Otávio Augusto (Foto: Artur Meninea/ Gshow)

O que ela está passando com o corpo dela eu já passei, a não aceitação."
Raquel Fabbri
A explicação para essa segurança vem da batalha que Raquel venceu contra seus próprios "fantasminhas", como ela chama. "O que ela está passando com o corpo dela eu já passei, a não aceitação. Eu tenho um irmão na vida real, que se chama Igor. Ele vai ficar bravo de eu falar isso! (risos) Mas ele sempre me zoou. Era uma zoada bem mais leve, mas eu me sentia mal porque ele é bonitão, magrinho e eu sou gordinha", relembra Raquel.
Nesse caminho de auto aceitação, nem tudo foram flores, como ela conta: "Melhorei com a vida, a vivência, a terapia, muita coisa. Já passei por maus bocados, já tive anorexia, quase parti para outro canto. Já emagreci muito em muito pouco tempo. Nunca foi uma coisa bem resolvida. Então, de uns tempos para cá, eu decidi que precisava resolver isso, corri atrás e estou bem". Raquel defende que as pessoas não devem querer emagrecer para agradar aos outros, mas apenas movidas pela própria vontade de mudar.
Da vida real para a TV
Resta saber se Bia vai conseguir vencer essa batalha e encontrar seu - merecido - amor próprio. "Pode ser muita presunção minha, mas eu queria passar essa mensagem até por toda a vivência que eu já tive, já sofri muito. Trazer tudo o que eu vivi para ela, o que eu já passei, todos os perrengues, e mostrar que é real, que não é ficção, é vida. Está ali, existe. E ter essa oportunidade é muito legal!", comemora Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário