domingo, 20 de outubro de 2013

Escola cria reuniões de convivência para resolver problemas de bullying


Alunos se reúnem com professor de “Convivência e Sociedade” e procuram rever atitudes consideradas agressivas por colegas de classe.


Fonte: Globo Repórter

Na nova escola da Carol e do Paulinho, uma ideia simples vem dando bons resultados. Foram criadas assembleias de classe para resolver os problemas que afetam a todos, principalmente o bullying. Hoje, quem se queixa é o Leonardo. Ele não aguenta mais ser chamado de baixinho. Mas ele também não é propriamente um santinho.
"Às vezes, você dá uma pirada, começa a chamar os outros de mendigo, baleia, porco, por quê?”, diz Felipe, 11 anos.
"Às vezes, as pessoas levam na brincadeira, entendem que ou você não sabe o que tá falando, que você tá brincando com as pessoas, só que às vezes elas podem ficar magoadas", conta Helena, 11 anos.
"Às vezes eu me pergunto: Por que eu tô xingando eles?", admite Leonardo, 11 anos.
"Talvez, essa situação já esteja virando um hábito, um hábito do Léo falar qualquer besteira para vocês e aí, alguém se ofende e retribui e fica essa bagunça, numa situação desconfortável. Então, talvez, é uma coisa que tem que partir dos dois lados. O que vcs acham?”, pergunta o professor de Convivência e Sociedade Victor Augusto Silva.
"Minha mãe fala assim pra mim: às vezes a gente quer que o outro mude pra ficar mais confortável pra gente pra daí a gente não ter que  mudar, então, eu acho que se cada um fazer a sua parte, ele parando de xingar, e as outras também parando de xingar, assim pode resolver o problema", diz Ana Raquel, 10 anos.
"Eu acho melhor a gente parar primeiro e depois ele parar, pra ele perceber que a gente tá evoluindo e que ele também terá que evoluir", sugere Júlia, 11 anos.
"Eu acho que tá resolvido, professor: Porque ele não xinga a gente, uma coisa da parte dele, e a gente não retribui; a gente fica quieto e que isso poderia dar certo, tipo, pra qualquer outro caso", diz Caroline, 10 anos.
Globo Repórter: E agora, como é que fica a questão?
Leonardo: Eu vou parar. Vou parar, então, quero que eles também parem de me chamar de baixinho, gorducho e dentuço, por favor!
Globo Repórter: Então, tá decretado que todo mundo vai viver em paz aqui?
Leonardo: Tratado de paz!
É nesse ambiente que Carol e Paulinho encontraram a confiança e a segurança que tanto precisavam.
Globo Repórter: Por que você se sente melhor aqui?
Paulinho: Porque agora eu tenho amigos, amigas.
Globo Repórter: Você deixou de ter medo, então?
Carol: Deixei!
Globo Repórter: Tá mais tranquila a tua vidinha agora?
Carol: Muito mais! Porque eu chego em casa feliz, porque todo dia tem novidade!
Globo Repórter: Aqui você se sente protegido?
Paulinho: Protegido muito, muito, muito! Muito protegido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário