segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Semana do Juiz na Escola aborda violência nas escolas através do “Bullying”

Na manhã desta quarta-feira, cerca de 80 crianças e adolescentes do ensino fundamental, do Colégio Santa Tereza, assistiram à uma palestra abordando o tema “Bullying”. Ministrada pela juíza Ana Florinda Dantas, através do projeto “Semana do juiz na escola”, o objetivo dessa aula diferente foi sensibilizá-los e conscientizá-los dos males que a prática do bullying traz no desenvolvimento das atividades escolares e no convívio familiar.

De forma didática e descontraída, a magistrada conversou e mostrou situações de vexame, sofrida pelas crianças. Os exemplos foram expostos para que os pequenos pudessem entender, de um forma clara, as práticas e consequências da violência verbal sofrida dentro das escolas.

“O professor tem que estar atento para perceber o problema dentro da sala de aula. Diferir o que é brincadeira saudável e o que não é. É a partir daí que são notificadas ou não a prática do bullying”, frisou a juíza voluntária do Projeto, Ana Florinda Dantas.

E as crianças, público-alvo do projeto, parecem ter aprendido a lição. “A palestra fez a gente refletir nossos atos. Já vi muitos casos de bullying com os meus colegas. Conheço uma menina que saiu da escola por conta das brincadeiras de mau gosto dos meninos”, contou a estudante do sétimo ano, Déborah Feitosa, de 12 anos.

“Se o problema do bullying não for combatido, pode tomar proporções descontroladas. Hoje é grande o número de evasão escolar por causa dessa prática abominável. Precisamos reverter esse quadro”, ratifica a juíza Ana Florinda Dantas.

Juiz na Escola

O estabelecimento de ensino particular foi a terceira escola a ser visitada na programação da “Semana do Juiz na Escola”. Antes, duas unidades de ensino público também foram contempladas pelo projeto.

A iniciativa faz parte do projeto Justiça na Escola, promovido pela Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio de entidades representativas da classe da magistratura. Além disso, ainda conta com a parceria do Poder Judiciário e do Programa Justiça e Cidadania ma Escola, coordenado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

A programação da semana ocorre no período de 18 à 22 de outubro, em todos os Estados brasileiros. A participação dos juízes na programação especial pode contar com a participação de outros voluntários, não sendo apenas a dos juízes das áreas da Infância e da Juventude.

Entendendo o Bullying

Entende-se por bullying tudo o que se caracteriza por atos agressivos, sejam verbais ou físicos, de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar”, “intimidar”. Atualmente, existem outras vertentes desse modo de agressão. A versão digital desse tipo de comportamento é chamada de “cyberbullying”, quando as ameaças e agressões são propagadas por meio virtual.

São considerados bullying os apelidos pejorativos criados a fim de humilhar os colegas, geralmente do convívio escolar.

Fonte: Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário