quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Drogas e bullying são temas de palestras de guardas na Reme

Os alunos da Escola Municipal Iracema de Sousa Mendonça, localizada na Vila Antunes, receberam hoje (05) uma palestra do projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Guarda Municipal de Campo Grande. O objetivo é promover a conscientização sobre problemas identificados nas escolas como drogas, violência e bullying.

Segundo a coordenação da Semed, as palestras são ministradas conforme o pedido das escolas, que devem ligar e agendar as visitas. Somente no mês de outubro, já estão programadas 24 apresentações em 15 estabelecimentos. Na Escola Iracema de Sousa estão matriculados 1.400 alunos e a direção considerou importante conversar com os estudantes e pais sobre o assunto.

A diretora Tânia Checker de Souza comentou o papel de intervenções como esta para a comunidade escolar. “Acredito que é muito importante o apoio da Guarda Municipal, esclarecendo alunos, pais e o corpo docente. O método utilizado de intercalar as explicações com vídeos e criando a interação dos alunos causa um efeito positivo, além de aproximar os profissionais da comunidade”, avaliou a educadora.

Para as mães presentes, a apresentação e discussão dos temas foram de grande valia e apoio na educação que começa em casa. Keller Caroline Dias destacou os esclarecimentos feitos pelos palestrantes. “Sabendo que nossos filhos recebem orientação também na escola, ficamos mais tranqüilos de que será mais difícil que eles sejam levados por más influências a praticarem um destes delitos”.

Já Renilde dos Santos disse que acha importante que todos os alunos da rede pública participem de eventos como este, pois estarão mais atentos caso aconteça alguma situação explicada pelos guardas. “Nós fazemos de tudo para proteger nossos filhos, mas sempre é bom que eles saibam mais sobre o assunto”, a argumentou a mãe.

Opinião dos estudantes – Os alunos também se mostraram muito interessados em conversar sobre os temas destacados e até se arriscaram a dar uma opinião sobre o assunto. O aluno Axel Augusto Maldonado, de 15 anos, ressaltou os pontos que mais chamaram a atenção durante a palestra. “Aprendemos sobre os perigos de experimentar ou usar drogas, o que isso causa de ruim nas famílias e sobre como o buyling é chato e magoa os colegas”, declarou o estudante.

Para o estudante do 9º ano, Alex Sander de 16 anos, a avaliação da apresentação é que a vida tem dois lados, o bom e o mau e cabe a cada um ficar atento sobre as decisões tomadas. “Minha imagem sobre a Guarda Municipal mudou, antes eu os via apenas como guardas, agora considero eles nossos companheiros, auxiliando e nos orientando a evitar situações de risco”, ressaltou.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário