quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bullying: Escolas tentam combater casos

Wagner Lopes - repórter

O jovem recebe um apelido e deixa de ir às aulas, por vergonha. A garota é criticada constantemente pelas colegas nas comunidades da Internet e perde qualquer interesse em fazer novos amigos. O menino é agredido diariamente por outros mais fortes e reage com violência contra os professores e os pais... As atitudes que caracterizam o chamado bullying são variadas e o reflexo nas vítimas os mais diversos, tanto que o assunto vem ganhando espaço nas escolas e se tornou preocupação constante dos educadores.

A diretora do Atheneu Norte-Riograndense, Marcelle de Lucena, entende que é necessário um trabalho cada vez mais intenso de conscientização dos alunos e até mesmo das famílias. “É um problema que se agrava a cada dia”, lamenta, lembrando que os casos não se limitam às escolas: “Há situações que surgem em casa, hoje até nas universidades. Nem tudo aparece somente em sala de aula, por isso é fundamental termos os pais a nosso lado. Mas, infelizmente é uma minoria que se interessa pelo assunto.”

Também professora, ela crítica a falta de apoio do governo do estado e afirma que a maior parte do que aprendeu a respeito do assunto foi através de cursos em outras escolas e de leituras, geralmente por conta própria. “Não há um trabalho sistematizado da Secretaria Estadual de Educação e isso faz falta. Agora os próprios professores, sobretudo os de Língua Portuguesa, acabam se atualizando com a leitura de revistas e jornais e levam isso para a sala de aula”, destaca.

Em sala, os docentes trabalham textos que tratam do respeito às diferenças e tentam identificar os casos de bullying, tarefa nem sempre fácil. “O próprio aluno se fecha e muitas vezes não quer falar sobre o assunto. Um caso que tivemos o estudante não estava vindo mais à escola e chegamos a pensar que fosse um problema na casa dele, quando na verdade era por conta do bullying”, relembra. Nas situações mais graves, os pais são chamados, inclusive os dos agressores, e busca-se uma forma de acabar com as agressões.

Porém, nem sempre é viável a intervenção direta junto ao “jovem-vítima”, pela própria dificuldade de o aluno admitir a violência física ou moral que vem sofrendo, e nesses casos o trabalho é feito de forma grupal. “Trabalha-se com a turma como um todo, até para não espantar, ou expor a vítima. Por isso mesmo só em último caso chamamos o aluno e a família para tratar do assunto”, explica Marcelle Lucena.

Além de se fecharem ao mundo, muitos estudantes vítimas de bullying terminam por responder de forma agressiva aos ataques. “Mas os mais calmos geralmente se isolam ainda mais e muitos até têm crises de choro, devido às humilhações”, aponta a diretora. Os casos são mais frequentes entre os alunos mais novos: “Temos apenas o Ensino Médio e no primeiro ano é comum, até mesmo pela falta de maturidade desses adolescentes”, revela.

Prevenção é a melhor alternativa

Uma das características mais marcantes do bullying é a repetição das agressões. Por isso mesmo, identificar os problemas logo que surgem, é imprescindível para que simples brincadeiras não se transformem em atitudes mais graves.

A vice-diretora do Complexo Escola Doméstica/Henrique Castriciano, Cristine da Cunha Lima Rosado, lembra que o trabalho preventivo é fundamental. “Há muito tempo prevenimos esse tipo de atitude. Tem de combater de imediato e para isso é preciso um olhar sensível dos educadores e uma preocupação constante da escola.”

Ela ressalta que o termo até pode ser atual, mas o problema existe desde sempre, em qualquer ambiente no qual haja reunião de pessoas, e a prevenção continua sendo a melhor forma de combate-lo. “Oferecemos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental a disciplina de Ética e Convívio Social, que trata de respeito aos outros, das individualidades, das características pessoais. E, para mim, uma das riquezas de nossa escola é o convívio com a diversidade”, considera.

Segundo Cristine Rosado, não é difícil caracterizar o bullying. “Primeiro se trata de um comportamento agressivo. Em segundo lugar é repetitivo e, por terceiro, há um desequilíbrio de poder, ou seja, geralmente parte de uma criança maior que a outra, mais velha, ou mais forte. E outra característica importante é que se trata de uma atitude intencional, ou seja, a criança faz aquilo para maltratar a outra”, lista.

Para que simples problemas entre estudantes não se tornem casos de bullying, a vice-diretora afirma que uma das preocupações da escola é dar a devida atenção a qualquer caso de agressividade. “Não deixamos passar nenhuma situação agressiva. A intervenção tem de ser rápida, através de uma reflexão com os educadores e os psicólogos, que têm várias formas de tratar o assunto, seja fazendo o agressor pedir desculpas ao aluno agredido, ou mesmo com exercícios para que ele se ponha no lugar do outro. O básico é fazer que a criança reflita sobre o próprio ato”, destaca.

Cristine defende que os professores e os pais não podem “achar natural” que a criança aja de forma agressiva. “Hoje esse combate tem de começar na família. Infelizmente, muitas vezes o que a família tem feito é ser advogado dos filhos, ao invés de pais. Eles vão em defesa do filho, como se fosse certo o que ele fez. Atitudes agressivas têm de ser repelidas e a família é base para isso. Quando ocorrem as agressões, é comum aparecer o pai do que foi agredido, não a do que agrediu”.

De acordo com a educadora, são raros os casos de bullying no ED/HC, mas nem por isso o tema fica fora das pautas de discussões. “Promovemos muitos momentos de debate sobre relacionamentos humanos”, diz.

Prevenção

TRIBUNA VAI DISTRIBUIR CARTILHA

Amanhã, 28, o jornal TRIBUNA DO NORTE circulará com uma cartilha gratuita do Conselho Nacional de Justiça sobre o “Bullying”, cujo tema é: “Combater o bullying é uma questão de justiça: aprenda a identificar para prevenir e erradicar esse terrível fenômeno social.” O material faz parte do projeto Justiça nas Escolas e o texto, assinado pela médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva (autora de Bullying: mentes perigosas nas escolas), traz informações sobre o que é o bullying, como se apresenta, quais os prejuízos às vítimas, as motivações, onde surge, como reconhecer os casos e a melhor forma de tratar o assunto.

Superproteção pode levar a exageros

Agressões repetidas, intencionais e partindo de crianças maiores ou mais fortes com o intuito de humilhar os menores, ou mais fracos, caracterizam bem o bullying. Mas devido à ênfase que ganhou o assunto nos dias atuais, muitas vezes atitudes normais terminam sendo caracterizadas da mesma forma. Para Cristine Rosado, um equívoco. “Precisa primeiro diagnosticar se é bullying mesmo, ou se é apenas uma brincadeira”, alerta.

A educadora lembra que a criança tem de aprender a resolver seus conflitos e nem todas agressões devem ser motivo para uma preocupação exacerbada. “Acho que às vezes a preocupação é maior que a devida e se torna uma superproteção à criança, o que não é ideal”, adverte.

No entender da vice-diretora, duas crianças da mesma sala, ou do mesmo grupo, que não possuem diferença de tamanho ou força significativas, quando brigam de forma ocasional geralmente não se trata de bullying. “Elas estão é testando seus limites, se analisando, aprendendo a conviver socialmente.”

Casos mais simples são acompanhados pelos educadores, professores e coordenadores, e informados aos pais. O cuidado, porém, é evitar impor uma acusação de bullying a crianças que simplesmente agem de forma natural. “Faz parte do crescimento testar seus limites. Então, uma preocupação que temos é que nem tudo seja considerado bullying. A divulgação do termo traz às vezes uma interpretação errônea do seu significado. As agressões, as reações adversas entre jovens e colegas vão existir e sempre existiram”, aponta a vice-diretora que opina com base na realidade que presencia todos os dias.

Ela lembra que uma das características para ser considerado bullying é de o assédio ocorrer repetidas vezes. “Então cabe à escola trabalhar seu alunado para que respeite a diversidade, as diferenças e para que a atitude não se repita”, reforça.

Fonte: Tribuna do Norte

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