domingo, 3 de outubro de 2010

Aves de papel feitas por alunos enfeitarão monumento em Hiroshima

Alunos e professores de um colégio particular de Joinville estão perto de completar um feito: produzir mil aves de papel por meio da técnica de dobradura japonesa, o origami, e enviá-las a Hiroshima, no Japão.

A atividade foi uma maneira de falar da paz e do bullying (intimidação com violência física ou psicológica) para cerca de 200 adolescentes de 11 a 14 anos.

Segundo a coordenadora do centro de idiomas do Colégio Elias Moreira, Sônia Pegoretti, as mil avezinhas serão enviadas ao Monumento das Crianças à Paz.

E o que isso tem a ver com origami? Uma lenda japonesa diz que quando uma pessoa produz mil aves de papel, um desejo seu poderá ser realizado. Em 1955, uma menina de Hiroshima, vítima dos efeitos da bomba atômica lançada por militares norte-americanos sobre a cidade 10 anos antes, começou a fazer mil origamis desejando ser curada. Ela morreu antes de terminá-los, e, em memória dela e de outras vítimas da bomba, ergueu-se o monumento.

As aves, feitas com folhas de caderno e recortes de revista, devem ficar prontas na quarta-feira e formarão uma espécie de cortina, que ficará exposta na escola em outubro. No dia 20, serão enviadas por correio.

rogerio.kreidlow@an.com.br

ROGÉRIO KREIDLOW | Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário