terça-feira, 12 de abril de 2016

Prevenção é essencial

Comércio do Jahu

DIVULGAÇÃO
Os motivos que levam alguém a praticar bullying são diversos. Entre os principais estão o agressor já ter sido vítima de atos dessa natureza, a criança ou adolescente ser membro de família desestruturada - sem regras, sem limites e com uma educação moral falha -, ter convívio diário em ambiente violento ou necessidade de se sobressair e de se sentir superior perante aos demais. 
“Se o agressor conseguir apoio para suas ações, o feito pode se intensificar e agravar. Por isso, se faz tão importante um trabalho eficaz de intervenção e orientação nas escolas e ambientes familiares, além do cuidado adequado com os praticantes do bullying, a fim de que esses possam ter a possibilidade de mudança e não apenas a punição, a qual muitas vezes agrava essa ação”, comenta a psicóloga Tamires Melo dos Santos. 
Projeto 
A prevenção deve começar desde pequeno, por isso, o Colégio da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab tem o Projeto Convivência a partir dos três anos de idade. “A intenção é chamar atenção a alguns pontos, como o respeito ao próximo e as diferenças”, comenta a coordenadora pedagógica do ensino fundamental 2 da instituição, Evelin Cristina Trombeta Pazzian. 
A ação é realizada até o ensino médio com o apoio de psicólogas escolares para promoção de dinâmicas dentro e fora da sala de aula. O acolhimento de novos alunos, por exemplo, é uma forma de quebrar o “gelo” e evitar possível prática de bullying com esses estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário