domingo, 17 de abril de 2016

App de mensagens anônimas Blindspot é usado para bulliyng e já há relatos de suicídio

Por tudocelular.com

Um aplicativo de mensagens anônimas chamado Blindspot foi lançado no mês passado pela empresa israelense Shellanoo, e já está causando alguma controvérsia. Ele está sendo alvo de pais, educadores e legisladores que acreditam que é uma nova maneira para o cyberbullying se disseminar.
Anunciado como um “um app divertido para mandar mensagens anônimas que permite você se comunicar livremente com seus amigos”, o Blindspot já é um dos downloads mais populares nas lojas de apps para Android e iOS em Israel. Mais de 720.000 pessoas baixaram o aplicativo em todo o mundo, e a empresa está se preparando para um grande lançamento promocional nos Estados Unidos na próxima semana. Em menos de um mês, 54 milhões de mensagens anônimas foram enviadas usando o app.
VOCÊ PODE MANDAR O QUE QUISER – MENSAGENS DE TEXTO, FOTOS, VÍDEOS OU ÁUDIOS -, E NINGUÉM VAI SABER QUEM ENVIOU ATÉ QUE VOCÊ DECIDA REVELAR A SUA IDENTIDADE. NÓS ACREDITAMOS EM SER ABERTOS E HONESTOS, PROPORCIONANDO UM AMBIENTE PARA QUE AS PESSOAS POSSAM CONVERSAR LIVREMENTE SEM O MEDO DE SEREM JULGADAS.

“O que você gostaria de dizer para as pessoas se você fosse anônimo?” perguntam os desenvolvedores na descrição do app. Para o legislador Meirav Ben-Ari, “se você vai dizer algo de bom, você não envia anonimamente”. Durante uma sessão no Parlamento de Israel na semana passada, líderes políticos disseram que o app poderia ser usado para cometer assédio moral que pode até levar ao suicídio.
Escolas de ensino médio em todo o país advertiram os pais a não permitirem que seus filhos façam o download e alguns dos comentários na App Store são simplesmente assustadores:
MEU FILHO SE SUICIDOU, ELE SE MATOU DEPOIS DE CRIANÇAS DA SUA ESCOLA ZOMBARAM E O AMALDIÇOAREM NESTE APP MALDITO. QUANDO EU O ENCONTREI JÁ ERA TARDE.
Outra resenha diz que Blindspot proporciona blindagem a bullies.
“Eu acho que a preocupação é não apenas sobre o Blindspot, mas sobre todas as novas tecnologias em geral, e eu entendo isso”, disse David Strauss, chefe da assessoria de imprensa do grupo Shellanoo, que criou o app. Mas adiciona que o bulliyng não está diretamente relacionado ao app.
NÃO HÁ ESSA COISA DE UM APP MAU OU UMA FACA MÁ, SÓ HÁ PESSOAS MÁS. O BULLYING EXISTIA ANTES DO BLINDSPOT E EXISTIRÁ DEPOIS DELE, TAMBÉM.
É possível que o app tenha sido mais disseminado e gerado controvérsia devido a série de celebridades envolvidas no seu desenvolvimento e financiamento. A Shellanoo, que também produz software de segurança e outros produtos de tecnologia, conta entre seus acionistas artistas como Nicki Manaj, Will I. Am e o DJ David Guetta.
Fonte: TudoCelular.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário