quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dia Nacional de Combate ao Bullying alerta para importância da conscientização no ambiente escolar


Perseguição entre crianças e adolescentes também tem ganhado espaço e gravidade via internet


Antes tabu nas escolas, o termo bullying, de origem inglesa, tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano escolar.  Os atos de intimidação sistemática, geralmente gratuitos, costumam ser praticados de forma repetida, continua e intencional, contra qualquer pessoa, em qualquer lugar, inclusive nas redes sociais.
Para o gestor educacional do Sistema de Ensino Poliedro, Altamar de Carvalho, o caminho para a prevenção deste tipo de agressão se dá pelo investimento em um ambiente escolar favorável à comunicação, respeito às opiniões e diferenças entre os alunos.
“O convívio escolar envolve os primeiros e importantes vínculos entre crianças e jovens de diferentes grupos e é a partir disso que eles passam a enfrentar os desafios e as dificuldades que envolvem a convivência coletiva”, explica. 
Dia Nacional de Combate ao Bullying alerta para importância da conscientização no ambiente escolar.
Dia Nacional de Combate ao Bullying alerta para importância da conscientização no ambiente escolar.
A escola que estiver preparada, com ações tanto preventivas quanto interventivas, certamente terá um combate eficiente. Pensando nisso, o Sistema de Ensino Poliedro sugere algumas soluções aplicáveis para a diminuição de problemas decorrentes a esta prática, dentro e fora do ambiente escolar.
“A escola deve adequar o ambiente valorizando a diversidade.  Promover campanhas preventivas como debates e praticar ações com mobilização de toda a comunidade escolar, professores, coordenadores, pais e alunos podem ajudar muito a reduzir a incidência das agressões”, conta.
Segundo ele, ouvir e saber de que forma ocorreram os atos repetitivos de maus tratos são alguns caminhos para estimular o diálogo e ajudar na identificação da vítima e do agressor.  “Os pais e a escola devem permitir um ambiente saudável para que o estudante consiga se expressar. Além disso, os professores e os responsáveis nunca devem incentivar a vítima a pagar na mesma moeda”, afirma.
Ele também ressalta o papel da escola em construir uma comunidade na qual todas as relações sejam respeitosas. “Quanto mais cedo as noções de ética e de respeito forem discutidas e trabalhadas na escola, e também em casa, melhores serão as soluções dos problemas de intimidação entre jovens e crianças”.
Cyberbullying: o inimigo online 
O deboche entre crianças e adolescentes também tem ganhado espaço e principalmente gravidade via internet. “A versão online do bullying, certamente envolve mais vítimas que o bullying tradicional, pois com a internet e o celular, as mensagens, imagens e comentários pejorativos se alastram rapidamente e os efeitos podem ser tão graves ou piores”, enfatiza Carvalho.
Segundo ele, a prática online deve receber o mesmo cuidado preventivo do bullying tradicional e a dimensão dos seus efeitos deve sempre ser abordada para evitar a agressão. "É importante conversar com as famílias dos estudantes, em geral, abordar o assunto nas reuniões de pais e até mesmo criar uma equipe de denúncia e prevenção de ataques envolvendo os responsáveis, alunos e professores", conclui. 
Dicas de filmes sobre o tema 
São vários os filmes que mostram a prática do bullying. No filme 'Tiros em Columbine', do diretor e escritor Michael Moore, foi relatado um fato verídico com a história dos jovens Eric Harris e Dylan Klebold. Outros que também exibem a prática são: 'A Cela', 'Sociedade dos Poetas Mortos', 'Meninas Malvadas' e 'Nunca fui beijada'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário