sexta-feira, 29 de abril de 2016

Estudantes da Etec Amim Jundi mobilizam escola para conscientizar sobre bullying

Ações marcaram o dia mundial de combate ao bullying.


Por: Da Assessoria

Ações realizadas pelos estudantes da Etec Amim Jundi marcaram o dia mundial de combate ao bullying (Foto: Cedida).Ações realizadas pelos estudantes da Etec Amim Jundi marcaram o dia mundial de combate ao bullying (Foto: Cedida).
Os alunos dos 2º anos do ensino médio da Etec Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, turmas “A”, “B” e “C”, realizaram sob a supervisão da professora Célia Lima e com o apoio de toda a direção, professores e funcionários, uma série de ações/projetos conscientizadores em prol do Dia Mundial de Combate ao Bullying, comemorado no Brasil dia 7 de abril, mesmo dia em que Wellington Menezes de Oliveira invadiu a escola municipal no Rio de Janeiro e disparou contra os alunos presentes, deixando doze vítimas fatais. Na Etec o projeto foi elaborado com bastante tempo e levado a efeito nos dias 14 e 15 de abril.
Os projetos abrangeram alunos de outras escolas da cidade além da Etec e foram embasados nas Leis Municipais e no conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Buscando envolver os alunos foram feitos teatros, pesquisas, dinâmicas, palestras e um “muro” com caixas de sapato para representar de maneira simbólica, a barreira que o desrespeito impõe na sociedade.
O muro foi construído pelos alunos do 2º A, com cerca de trinta caixas de sapato adaptadas e encapadas, que edificaram o citado “muro” na entrada da escola com a palavra “desrespeito” estampada ao centro e juntamente com diversas outras ofensas. E ao fim das apresentações, a escola se reuniu em torno daquele obstáculo para derrubar de maneira simbólica a barreira que o desrespeito impõe na sociedade.
Vale destacar as fases do projeto, sendo que primeiramente, após a base teórica, houve, após a análise de ideias, a escolha das melhores, onde após adaptações, ficou resolvido que haveria três dias de situações reais de bullying para ver a reação das pessoas, seria edificado um muro para ser rompido e uma apresentação para explicar o ocorrido e o título escolhido foi “E se fosse com você?”
O título representa perfeitamente o objetivo do projeto, ou seja, de causar o sentimento de empatia nas pessoas, de refletir e tomar para si, as dores de uma vítima.
Para realizar as pequenas intervenções foi posto a disposição os cargos de “Agressor”, “Vítima” e “Observador”. Os agressores e as vítimas entraram em um acordo sobre qual seria o motivo do bullying e os observadores ficaram encarregados de anotar nomes de pessoas que esboçassem reação sobre o ocorrido.
O momento escolhido para a intervenção foi o intervalo e os lugares foram o pátio, a quadra e o corredor entre salas do 1º e 2º. A Direção e os funcionários foram previamente avisados para que maiores problemas não ocorressem.
Apesar de serem os lugares mais frequentados pelos alunos, poucos reparam e se importaram com as cenas, comprovando que mesmo com uma série de cartazes espalhados pela escola, o bullying passa desapercebido como se fosse algo comum no cotidiano.
Já o “muro” foi construído com o intuito de ser quebrado pelas vítimas do teatro, para representar o fim do desrespeito. O nome dado foi “Muro da Felicidade”, significando que para alcançarmos a felicidade e o bem estar de todos, é preciso romper as barreiras do desrespeito.
Ao fim da intervenção e da montagem do “muro”, houve uma apresentação elaborada para os 1º e 2º anos foi montada, contendo apresentações de Power Point sobre o bullying e sobre o projeto, onde alguns participantes tiveram a oportunidade de compartilhar sua experiência. A apresentação também contou com uma representação das cenas ocorridas no intervalo e com o vídeo de Amanda Todd, garota canadense que sofreu bullying e cyberbullying e contou sua história em um vídeo e após o mesmo repercutir nas redes sociais, Amanda se suicidou. As vítimas usaram cartazes escritos “Diga não ao Bullying“ e “Eu sofri bullying por...” para expor a rotulagem que essas agressões trazem e o peso psicológico carregado por quem sofre, o resto da vida.
Cada turma deu um nome ao seu projeto: 2ºA - E se fosse com você?; 2ºB - Brincadeira ou bullying? (Teatro e palestra); 2ºC - Tirando o Bullying de cena. Houve a criação de página no Facebook (acesse aqui), que pode ser curtida por todos.
Ainda há a intenção de se fazer um Manifesto pela Avenida Brasil buscando conscientizar a todos da existência da prática do bullying. Assim com o pensamento de sempre se colocar a serviço e contribuir para que sejam realmente formados cidadãos ativos e respeitadores, a Etec, mais uma vez contribuiu para tal formação.
Com isso Etec Amim Jundi demonstra por que faz a diferença no Município e por que contribui de forma significativa para a educação e prática dos bons princípios da moral e ética.

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