sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bullying: das redes sociais para escola

Postagens inadequadas geram tensão entre colegas, pais e educadores e podem ocasionar problemas futuros


 da Tribuna Hoje
Foto: Divulgação
Adolescentes sofrem bullying na  internet e escondem dos pais
Adolescentes sofrem bullying na internet e escondem dos pais
O bullying na internet tem se tornado um problema cada vez mais comum entre adolescentes. De acordo com uma pesquisa, a prática causa problemas entre colegas da mesma escola e é preciso que os pais estejam atentos.
Aurélio Lisboa, de 56 anos, é diretor do Colégio Saint Germain, em Maceió, e acredita que o preço que se paga pelo avanço da tecnologia tem sido a intolerância nas redes sociais.
“A chegada da internet mudou muito a vida dos alunos. Antes a vida era mais lenta e as pessoas tinham tempo para pensar. Agora a informação é imediata e as pessoas também reagem de forma imediata. O avanço tecnológico trouxe essa mudança no comportamento das crianças e dos adolescentes”, afirma.
O diretor diz ainda que postagens na internet têm interferido muito na relação entre os colegas de escola.
“Por causa de postagens inadequadas, feitas de casa, do quarto do adolescente, os alunos acabam se desentendendo e nós temos que intermediar as crises aqui dentro da escola. Os pais acabam se envolvendo e as famílias se desgastando com as confusões geradas por essas publicações”, relata Aurélio.
Bianca Acioli, de 13 anos, é aluna do 9º ano e, apesar de nunca ter sofrido com o bullying na internet, conhece pessoas da idade dela que já passaram por esse tipo de situação.
“Teve uma amiga minha que teve a imagem dela distorcida na internet. Fizeram uma montagem com uma foto dela e os pais dela vieram na escola reclamar com o responsável. Todo mundo sabe quem foi”, relata a adolescente.
Bianca conta ainda que o caso foi parar na Justiça. “Até hoje o clima entre eles na escola é ruim. Acho que quem faz esse tipo de coisa é covarde. Tem que discutir cara a cara e não na internet. Muitas dessas pessoas que tratam mal as outras fazem anonimamente. É preciso ter mais respeito com o que se posta nas redes sociais”.
Adolescente 
‘Não aceitamos opiniões diferentes das nossas e somos vítimas’
Para Larissa de Farias, de 13 anos e também do 9º ano, os adolescentes são as principais vítimas do bullying na internet por não aceitarem opiniões diferentes das deles.
“Na adolescência não queremos concordar com opiniões diferentes das nossas. Queremos impor o nosso pensamento e isso acaba gerando discussões nas redes sociais”.
Mariana Ataíde, de 11 anos, conta que uma amiga acabou se isolando dos colegas depois de ser xingada em uma rede social.
“Começaram a chama-la de feia e hoje em dia ela se isola na escola. Passa o intervalo sozinha, lancha sozinha e fica no canto dela na sala de aula”, lamenta a estudante.
Mateus William, de 15 anos, estudante do 8º ano, conta como a vida pessoal de um colega acabou sendo divulgada na internet.
“Esse meu colega sempre foi quieto e não se relacionava com todo mundo. Ele uma vez acabou desabafando sobre seus problemas familiares com um colega da escola em quem ele confiava, mas teve sua vida exposta. A história dele se espalhou pela escola e foi parar na internet. Ele parou de ir para o colégio e só voltou a frequentar as aulas por obrigação. Não se sente bem e se fecha”.
Outro caso relatado pelos alunos do Saint Germain choca pela discriminação. De acordo com os adolescentes, existe o caso de uma menina negra que postou uma foto com o namorado, que é branco, em uma rede social, e recebeu ofensas racistas.
“Nós não concordamos com esse tipo de postagens, mas a gente sempre vê de tudo na internet. Sempre tem alguém que conhecemos que foi atacado com alguma postagem”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário