segunda-feira, 16 de julho de 2012

Professores da escola de Otsu discutiram possível bullying pouco antes de suicídio de garoto

A última revelação sugere que eles estavam cientes sobre a possibilidade do garoto estar sendo intimidado.

Japão - Mainichi Shimbun

Professores da escola ginasial de Otsu discutiram a possibilidade do estudante de 13 anos estar sendo vítima de bullying pelos colegas de classe pouco antes do aluno do segundo ano se suicidar em 11 de outubro do ano passado, segundo informaram fontes do conselho municipal de educação ao jornal Mainichi.

Os professores, incluindo o responsável pela classe do estudante, falaram sobre a possibilidade do aluno estar sendo intimidado, depois que outros estudantes disseram para alguns professores que o garoto era vítima de bullying, de acordo com as fontes. Os professores foram informados do bullying por pelo menos duas vezes antes do aluno cometer suicídio.

De acordo com fontes próximas ao Conselho Municipal de Educação de Otsu e outros, por volta do final de setembro, um estudante disse a um professor que "(o garoto) está sendo intimidado. Quero que dê um fim nisso." Quando o professor perguntou ao garoto se ele estava realmente sofrendo bullying, ele respondeu que "estava bem", de acordo com as fontes.

Em 5 de outubro, outro estudante disse ao professor responsável pela classe que havia bullying. A escola então suspeitou que o garoto tinha desavenças com o colega de classe, chamou seus pais e os fez pedirem desculpas por isso. Na época, o porfessor conversou com o aluno separadamente e perguntou para ele "Qual é a verdade?". O aluno teria respondido "Hoje foi um pouco ruim".

O professor responsável pela sala e outros professores da segunda série conversaram sobre o aluno. Na época, um dos professores teria dito "talvez esteja ocorrendo bullying. Vamos ficar de olho nas relações pessoais (entre os alunos)". O estudante se suicidou seis dias depois.

A escola e o Conselho Municipal de Educação de Otsu vêm constantemente afirmando que, "todos, incluindo o professor responsável pela classe, não sabiam nada sobre o bullying". Mas a última revelação sugere que eles estavam cientes sobre a possibilidade do garoto estar sendo intimidado.

A Polícia da Província de shiga, que vem interrogando os professores e outras pessoas relacionadas ao caso, tentará chegar ao fundo do caso, possivelmente questionando cerca de 300 estudantes, na presença dos pais, que responderam a enquetes na escola sobre bullying.

Fonte: International Press

2 comentários:

  1. Muito interessante pra mim conhecer este espaço. Também tenho um blog que trato sobre o assunto. www.bullyingaracatuba.blogspot.com Tento levar um pouquinho do que sei sobre o assunto às escolas, ao conehcimento das crianças. Entender o bullying é de fundamental importância para os pais, filhos e professores. Devemos nos lembrar que o bullying estoura dentro da escola. è dentro da escola que os alunos trocam experiências. Mas não é a escola culpada, uma vez que o fenômeno bullying se esconde, ele é silencioso. Quando decobrimos que o problema com a "vítima' é o bullying, aí já é tarde demais. O bullying é perigoso porque o silêncio é o seu primeiro aliado. Situação mais triste das vítimas, chegar ao ponto do suicídio! Crianças e adolescentes estão perdendo a melhor fase de suas vidas, quando deveriam estar aproveitando essa fase para desenvolverem-se física e psicologicamente saudáveis para corresponderem às expectaivas da sociedades, fazem uso do lado ruim da sobrevivência: a violência, o preconceito, a intolerância entre outros problemas que estão consumindo a nossa juventude. è muito triste asssitir a esses quadros tão trágicos envolvendo jovens e crianças, e os adultos pouco sabem sobre os seus sofrimentos.
    Se eu puder ajudar em algo,coloco-me à disposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que ficamos felizes em saber que existem outros com o mesmo propósito. Quando tiver algum artigo, crônica ou mesmo matéria porde nos enviar que colocamos por aqui.
      Grade abraço
      Mar´Junior - Cia Atores de Mar'

      Excluir