domingo, 29 de julho de 2012

Basta de violência. Queremos paz nas escolas!

Escrito por: Roberto Magno, presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul

Acredito que a violência escolar tenha vários motivos, entre eles os problemas sociais, alunos desmotivados, com uma visão negativa da escola, a falta de responsabilidade social, de punições individuais e políticas educacionais que não levam em consideração as realidades locais dos professores, alunos e pais.

Acompanhamos indignados, em Mato Grosso do Sul, o assassinato de um diretor de escola no município de Nova Andradina, em Casa Verde. Anterior a isso já tínhamos o caso de um professor que havia levado uma facada em uma escola pública em Campo Grande. Estes dois casos são só os mais recentes, mas a realidade é que estamos amedrontados em sala de aula, muitos de nós estão de mãos atadas, sem saber o que fazer.

Também sabemos que os próprios pais estão com medo de mandar os seus filhos para as escolas e lá acontecer algo, como a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. Nós não temos segurança nas escolas públicas, não temos políticas públicas de combate à violência, estamos à mercê da sorte.

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da cidadania dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.

Além disso, a violência estampada nas ruas, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado os jovens a perder a credibilidade quanto a viver em uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos. O resultado desta situação são reações violentas, conforme o modelo social, dentro e fora da escola.

Defendo que este tema deve ser levado para dentro da sala de aula, desde as séries inicias, pois esta é uma forma de trabalhar com um assunto controverso e presente no cotidiano das nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social.

Também acredito que o poder público deve assumir a sua responsabilidade e dar condições dignas de trabalho aos educadores, pois muitas vezes a escola se torna menos atrativa, por falta de materiais pedagógicos adequadas, de modernização e infraestrutura, além da falta de estimulo profissional e de segurança, que muitas vezes é causada pela desvalorização da categoria. Tudo isto reflete na sala de aula e faz com que os jovens não se sintam atraídos para os estudos e acabem se afastando cada vez mais e se envolvendo em situações como estas.

Sabemos que a credibilidade e a confiança são as melhores formas de mostrar para as nossas crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida apresenta. Esperamos e vamos continuar lutando para que tenhamos escolas livres da violência e um ensino público mais humano e igualitário. Nós queremos e merecemos a paz nas nossas escolas públicas.

Fonte: CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário