terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Projecto de combate ao 'Bullying' na Escola Gonçalves Zarco

Parceria entre a Escola, a Fundação da Juventude e a Segurança Social


A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal está a desenvolver um projecto financiado pelo programa 'Juventude em Acção' para combater a violência entre os seus alunos.

Denominado 'Bullying: O papel dos jovens na sua prevenção', o projecto foi apresentado esta tarde pelo presidente do Conselho Executivo da escola, Rui Caetano, pela directora regional da delegação da Fundação da Juventude, Sara André, pela representante do Centro de Segurança Social da Madeira (Centro Comunitário de São Martinho), Lara Santos e pelo aluno, Milton Gaspar.

O projecto tem um financiamento de seis mil euros, para um horizonte temporal de seis meses, mas todos os interveneintes esperam que se prolongue por mais tempo. Aliás, a Escola começou a implementar o projecto mesmo depois de um primeiro 'chumbo' ao programa 'Juventude em Acção'.

O projecto tem duas fases e assenta no conceito inter-pares: A 1.ª fase começou com a formação/sensibilização de 12 jovens que são agora as 'sementes' junto da comunidade educativa. 

A 2.ª fase passa pela dinamização de iniciativas dissuassoras como um concurso de banda desenhada, actividades lúdico-desportivas, criação e distribuição de manifesto, criação de uma página no Facebook e palestras. O projecto termina com um evento final.

Lara Santos explicou que a metodologia adoptada na campanha anti-'Bullying' é a "jovem a jovem". Ou -como secundou Rui Caetano- "desenvolvido por alunos com alunos" envolvendo toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários).

O aluno Milton Gaspar acrescentou que a ideia é chegar quer às vítimas quer aos agressores.
Rui Caetano disse que o projecto dá seguimento ao objectivo do Conselho Directivo de abrir a Escola a parcerias com o exterior.

Sara André disse que a Fundação da Juventude está receptiva a que outras escolas da Região apresentem projectos desta natureza.

Fonte: D Notícias de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário