sábado, 7 de janeiro de 2012

Por um Brasil mais seguro

Erasmo Prioste


Todo dia era a mesma coisa na rotina escolar daquele menino. Antes de chegar à escola, ele já estava preparado para o pior. Vítima de bullying, o estudante de 13 anos, morador de Campo Grande (MS), começou fazendo as tarefas do agressor para não apanhar. Depois, comprava lanches para ele, e, por fim, passou a dar dinheiro. Sofrendo ameaças há cerca de um ano, o garoto já havia pago mais de R$ 1 mil para não ser agredido. Cansado de ser humilhado e extorquido, o menino passou a gravar as ameaças. Com a ajuda da polícia, seu agressor, outro adolescente, foi apreendido, e a história da vítima pode finalmente tomar outro rumo.

Situações como essa ocorrem em escolas de todo o país e justamente para inibir este tipo de confronto entre alunos e, ainda, desavenças entre professores e estudantes, a Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2100/11, do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), segundo o qual as escolas públicas serão obrigadas a instalar um sistema interno de vigilância eletrônica. O autor diz que a intenção é diminuir não só a violência física nas escolas, mas também casos de humilhações, ameaças e desrespeito.De acordo com a proposta, o Ministério da Educação deverá regulamentar a responsabilidade de fiscalização e as penalidades cabíveis caso a lei seja descumprida, sendo que as escolas terão 180 dias para se adequarem às novas exigências. A propostapassará ainda por análise das comissões de Seguridade Social e Família, de Educação e Cultura, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Medidas para fomentar a segurança nos estabelecimentos são cada vez mais comuns, e não se restringem ao ambiente escolar. Recentes matérias publicadas na grande imprensa dão conta de ações praticadas por condomínios residenciais, com o intuito de prevenir seus moradores de roubos, sequestros e arrastões. Em bairros nobres de grandes centros, seguranças pedem aos ocupantes de veículos para abaixarem os vidros e atéacenderem a luz interna visando melhor vistoriare controlar o acesso, seja de morador ou visitante.
 
Há casos em que as medidas vão além: os seguranças abrem porta-malas de carros e solicitam a visitantes que saiam de veículos de moradores e utilizem o portão social – o que é feito para separar o desconhecido do morador, que, assim, poderá pedir por socorro, caso esteja sendo vítima de um sequestro, por exemplo. Em alguns condomínios, até mesmo códigos entre moradores e funcionários são utilizados em situações de risco. Existe ainda a chamada ‘vaga do ladrão’: quando um morador é rendido, em vez de parar na sua vaga, ele estaciona no espaço reservado, alertando o porteiro, sem alarde.
 
A sensação de insegurança não pode dominar nossas vidas, fazendo com que nos tornemos reféns do próprio medo. No entanto, medidas simples e criativas podem e devem ser tomadas pelos cidadãos para evitar a exposição a muitos tipos de delito. Neste quesito, as novas tecnologias de segurança têm muito a oferecer e ganham terreno, apesar de muitas vezes passarem despercebidas. Exemplo disso são as câmeras e sensores, que, mesmo não notados, estão emquase todos os espaços: das residências às ruas, dos bancos e supermercados aos estádios e, ao que parece, em breve também terão seu lugar assegurado nas escolas. A previsão de especialistas é de que por volta de 2020, nossa dependência em relação a esses dispositivos de identificação e de comunicação seja quase que total, em nossa busca incessante por maior segurança.
 
O novo ano entra e os brasileiros deverão continuar preocupados em se colocar a salvo da ação de criminosos, enquanto o Executivo, o Legislativo e o Judiciário devem se empenhar em medidas cabíveis à maior segurança dos cidadãos. Vale lembrar queo Brasil precisa fazer a lição de casa direitinho, enfrentando os muitos desafios e se preparando para sediar os maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, quando os olhos de todo o mundo estarão voltados para cá e as questões de segurança serão ainda mais complexas. Por ora, vamos trabalhar para um 2012 mais seguro, porque esse é um direito e um dever de todos nós.

Erasmo Prioste é graduado em engenharia, especialista em segurança de patrimônio, delegado regional do Sesvesp e diretor comercial 


Fonte: Jornal do Povo de Três Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário