quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ministério Público Itinerante chega em Sete Lagoas

Sete Lagoas recebe o “Ministério Público Itinerante” na próxima quinta-feira (19). De 9 às 17h, os cidadãos poderão conhecer como atuam promotores de Justiça e Ouvidoria da instituição em defesa dos direitos da sociedade. O dia é dedicado a serviços gratuitos de orientação jurídica e ações educativas. A iniciativa é do MP de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais. Na cidade, a estrutura estará montada na praça Tiradentes, em frente ao Centro Cultural Casarão, com o apoio da Prefeitura.

Uma carreta traz três gabinetes e mesas de atendimento para buscar soluções mais ágeis a conflitos e orientações em casos de aposentadoria, paternidade, pensão, processos cíveis, entre outros. Na tenda “Ministério Público e Cidadania”, cartilhas e palestras informam sobre temas como a prática do bullying, crimes na internet e Lei Maria da Penha. Os direitos do consumidor também fazem parte da agenda, com a presença do Procon Estadual. Para os interessados em checar a saúde, uma tenda de apoio estará à disposição para medir pressão arterial, glicose e vacinar.

Criado em maio, o projeto percorreu 31 municípios de dez regiões mineiras, atendendo mais de 38 mil pessoas. “O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP”, afirma procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques. A aproximação com as pessoas surgiu após pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a qual constatou que 86% da população confia no Ministério Público, mas dentre esses, apenas 35% conhecem o que faz o órgão, revela o ouvidor do MPMG e promotor de Justiça, Mauro Flávio Brandão.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário