segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Professores aprendem mais sobre o bullying

“A violência nas escolas e o fenômeno bullying” foi o tema debatido na quarta-feira (11) no terceiro dia de atividades do Encontro Municipal de Educação de Senador Canedo. Na ocasião quem ministrou a palestra foi a doutoranda Cléo Fante, autora do programa Educar Para a Paz e vice-presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação Sobre Bullying Escolar. Na platéia centenas de professores da rede pública acompanharam a apresentação, além de autoridades, como a secretária Simone Soares e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Letícia Carla.

De acordo com a facilitadora, a apresentação da noite tinha a proposta de apresentar elementos que pudessem auxiliar os professores a identificar e a diferenciar esse tipo de perseguição da violência comum e da simples brincadeira. Ela conta que com a popularização do termo, praticamente todo o tipo de agressão que ocorre nas escolas, e em alguns casos até fora dela, é caracterizado erroneamente como bullying.

“Existe uma linha muito tênue entre o bullying e a brincadeira, e o único que pode apontar o que é um e o que é o outro é a vítima, explica e estudiosa. Ela completa: “Atualmente está havendo muita confusão, as pessoas estão generalizando. Por isso os professores precisam saber fazer essa diferenciação, pois esta é uma forma de violência específica. Ela ocorre na relação entre pares, com pessoas que frequentam o mesmo espaço. É motivada pela intolerância, pela indiferença e o preconceito. Geralmente a vítima é atacada porque algo nela a diferencia dos demais”.

Segundo Cléo Fante, essa prática pode acarretar sérios prejuízos no desenvolvimento educacional e psicológico do estudante. “Ela traz muitas consequências negativas. A criança se retrai, muitas vezes começa a faltar as aulas, e isso gera um déficit de aprendizagem. Além disso, tem o stress, as doenças emocionais, as ideias de vingança e até de suicídio”.

A estudiosa finaliza apontando o que seria a melhor forma de combater essa violência. “A alternativa que dou é promover a cultura da paz. Não há outra saída se não a cultura da paz”.

Fonte: Prefeitura Municipal Senador Canedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário