sábado, 18 de junho de 2016

Após sofrer bullying em novela e na vida real, Raquel Fabbri busca novo desafio na TV

Luana Freitas

A estreia da atriz Raquel Fabbri em novelas foi marcada por uma personagem que sofria o mesmo preconceito que ela na vida real.
Raquel Fabbri como Bia, em Ao longo de "Alto Astral", Raquel resgatou episódios de bullying pelos quais precisou enfrentar na vida fora das telas. Na trama, ela sofria preconceito do próprio irmão por estar acima do peso e teve força de vontade para recuperar a autoestima e perder peso para dar a volta por cima.
"Todos que temos alguma característica que seja notória e diferente como tamanho e cor sofremos preconceito. Independente da pessoa, a beleza hoje está muito rígida nos padrões de tamanho e qualidades estéticas que não são reais. Foi maravilhoso poder representar a Bia e mostrar que é real o sofrimento de quem passa pelo bullying", resumiu Raquel sobre a experiência com a primeira personagem.
Os dados sobre o bullying são alarmantes e preocupantes: uma pesquisa realizada em 2015 com mais de 100 mil alunos revelou que 20% deles já praticaram bullying nas escolas. As vítimas deste tipo de agressão têm prejuízo no rendimento escolar e no relacionamento com amigos e parentes.
Raquel Fabbri com personal trainner. Foto: Reprodução de InternetEm sete meses, Raquel, que pesava 98 kg, perdeu 18, e o processo de emagrecimento para a novela a fez conhecer um "novo mundo". A partir daí, ela passou a se dedicar às atividades físicas e cuidar mais de sua saúde. "Tudo que aprendi mantive para o meu dia a dia. Hoje não posso ficar sem ir para a academia que já me sinto cansada, sem energia", disse.
Além das gravações da novela, Raquel também trabalhava como operadora de controle da Globosat, e lembrou da fase com orgulho. "Foi muito difícil. Eu não dormia mais que três horas por dia e tinha os textos para decorar. Mas valeu muito a pena saber que tenho essa força pra trabalhar!".
Raquel está afastada das novelas desde sua atuação em "Alto Astral", mas não parou de sonhar. Ela voltou a estudar teatro e faz rodas de leituras focadas no estudo da literatura e da interpretação. "Quero voltar logo", diz a atriz, que define sua atual fase profissional como "um eterno aprendizado".
Ela disse que toparia até mesmo um novo papel em que tivesse que emagrecer bastante, novamente. "Quero desafios!".
Perguntada sobre a personagem que ela sonha em interpretar, Raquel é direta e não foge do que já viveu: "Uma protagonista que seja acima do peso e que seja tratada de forma normal. Nenhuma questão do peso seja posta em cheque. Tratar o gordo como uma pessoa que sim é protagonista, ama, sofre e vive como qualquer outra pessoa".
A atriz fez questão de deixar uma mensagem final para as pessoas que sofrem bullying, assim como ela sofreu. "Antes de tudo, se amem. Ninguém fará isso por você com mais força que você mesmo."
Raquel Fabbri antes e depois. Fotos: Divulgação e Reprodução
Curta a página do SRZD no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário