quarta-feira, 15 de abril de 2015

Nacional Jovem fala sobre projeto de lei de combate ao bullying nas escolas

Pedagogo destaca o projeto de lei vem dar a devida importância sobre o tema nas escolas

Fonte: Rádio EBC

O Senado aprovou, recentemente, o projeto de criação do Programa de Combate à Intimidação Sistemática, mais conhecida como bullying, nas escolas de todo o país. De acordo com a proposta de lei o programa não visa apenas classificar o bullying como crime, mas também tem a missão de implementar ações de discussão, prevenção e solução do problema.

Ouça também: Psiquiatra orienta como lidar com crianças vítimas de bullying

Para mais esclarecimentos sobre a importância do projeto, o programa Nacional Jovemdesta terça-feira (14) conversou com pedagogo e mestre em psicologia,Otávio Calile. Ele destacou que o projeto de lei é um avanço muito grande para nosso país: “agora temos um projeto que orientará  e institucionalizá uma discussão a nível nacional em termos de lei sobre uma questão que sempre aconteceu nas escolas e que não era dada a devida atenção e importância sobre as consequências dessas ações para a vida dos alunos como um todo”, afirma o pedagogo.

Segundo Otávio, o projeto poderia ser mais claro e mais criterioso com relação a caracterização das formas, tipos e maneiras de se praticar o bullying, mas de um modo geral, é louvável, pois a proposta busca educar os agressores conscientizando-os para não praticarem o bullying. “Esse objetivo de educar e muito importante, pois essas crianças de hoje que praticam esse atos, futuramente, poderão praticar crimes como o racismo, a misoginia e a homofobia” ressalta.

Outro ponto que o pedagogo chama a atenção, é com relação as vítimas. Para ele, os profissionais precisam se capacitar adequadamente para identificarem o que é o bullying, uma vez que é recorrente nas escolas culpar os que sofrem tais ações. “É preciso verificar se a vítima está sendo perseguida por bullying, e quem pode dizer isso, é a própria pessoa que passa por este momento constrangedor”, enfatiza.

Confira a íntegra da entrevista!

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.
Produtor
Adrienne Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário