terça-feira, 7 de abril de 2015

Enfrentar o bullying com arte

Goiânia Ouro terá programação especial em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Bullying

Fonte: Diário da Manhã

Isabela Lacerda
Repórter, apaixonada por fotografia

Cena do espetáculo Bullying aconteceu comigo(FOTOS: REPRODUÇÃO)
Desde 2013, o dia 7 de abril foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A data escolhida pelo Projeto de Lei 3015/11 tinha como propósito relembrar um dos maiores atentados ocorridos em escolas no Brasil: o massacre de Realengo.
Em 7 de abril de 2011, Wellington Menezes de Oliveira, com 23 anos, invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. Armado, Oliveira disparou em alunos, matando 12 deles, com idade entre 12 e 15 anos e depois cometeu suicídio na própria escola.
Uma das possíveis motivações do crime seja a de que o atirador tenha sofrido bullying quando estudava na escola. Casos como massacre de Realengo são frequentes nos Estados Unidos, Argentina, Rússia e China, porém são raras no Brasil, o que abre a hipótese de ser uma “tragédia importada”.

Ação através da arte
Com o intuito de conscientizar sobre o bullying (agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva), a Cia de Teatro Gustav Ritter criou, em 2011, o espetáculo “Bullying, Aconteceu Comigo”.
Com texto da atriz Patrícia Holanda e dirigido por Edson Fernandes, a peça traz o universo escolar como plano de fundo para as histórias cruzadas de quatro personagens: o nerd, a menina pobre, o gordo e o homossexual. Em sua 130° edição, mais de 15.000 jovens já assistiram ao espetáculo.
As apresentações contam com cenas dinâmicas, linguagem voltada para o público jovem e com formato diferenciado, a peça foge ao padrão informativo. A proposta é promover na plateia um flash-back das relações escolares, como se cada um identificasse em suas lembranças algum trecho vivido nas cenas.
Para o diretor do espetáculo, Edson Fernandes, “a intenção da peça é, a partir do contexto escolar e através da arte, minimizar os casos de bullying e violência”.
Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Bullying, será realizada hoje (07) uma apresentação especial no Teatro Goiânia Ouro. A programação também inclui um debate com o tema “Bullying: Respeitando as diferenças e Celebrando a Igualdade” e o lançamento do livro Miguel, o Invisível, da escritora Tati Ingrid.

4 DICAS PARA LIDAR COM O BULLYING

  1. Observe de onde partem as agressões e o motivo

  1. Crie o hábito da conversa com a criança para ter noção do que acontece no ambiente em que o bullying ocorre

  1. Informe a escola ou o responsável pelo ambiente em que a criança se encontra para que a questão seja tratada de forma cuidadosa

  1. Busque por ajuda de uma pessoa especializada, uma psicóloga, por exemplo
Serviço

Dia: 7 de março
Programação:
14h Debate- Bullying: Respeitando as diferenças e Celebrando a Igualdade
17h Lançamento do Livro Miguel, o Invisível
20h Apresentação do Espetáculo Bullying, Aconteceu Comigo!
Horário: 14h-21h
Ingresso: 30 reais (inteira) e 15 reais (meia)
Classificação: Livre
Local: Teatro Goiânia Ouro (Rua 3 com Rua 9 nº 1.016 Centro)
foto 3 Escola Tasso da Silveira, local do Massacre de Realengo
Escola Tasso da Silveira, local do massacre de Realengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário