segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comissão Europeia lança nova ferramenta de combate ao bullying

Comissão Europeia lança nova ferramenta de combate ao bullying
Beatbullying é a nova plataforma de apoio a jovens vitimas de agressões
Foto: DR


Portugal tem disponível uma nova plataforma digital de apoio às vitimas de bullying, lançada pela Comissão Europeia. O "Beatbullying" quer ajudar quem sofre deste tipo de violência através da partilha de testemunhos e supervisão de 


Portugal tem disponível uma nova plataforma digital de apoio às vitimas de bullying, lançada pela Comissão Europeia. O "Beatbullying" quer ajudar quem sofre deste tipo de violência através da partilha de testemunhos e supervisão de profissionais.
O bullying consiste num ato repetido de violência, tanto física como psicológica, e é um fenómeno geralmente silencioso e muito solitário. Nas palavras de Irene Ferreira, a gestora deste programa em Portugal, o bullying "é algo que tem um efeito tão devastador sobre a segurança e a harmonia do indivíduo que lhe causa problemas nas diferentes áreas da vida", como "na escolha de emprego, na manuntenção do emprego, na criação de relacionamentos...". Por isso, é importante disponibilizar o acompanhamento necessário.
Para mudar esta realidade, a Comissão Europeia apostou num portal online onde as vítimas deste tipo de abuso podem falar abertamente, num espaço concebido por jovens e para jovens. O site disponibiliza dois tipos de processos de ajuda. O primeiro conta com uma sala de chat, moderada por jovens. "O apoio é feito por mentores dos 11 aos 17 anos. Esses mentores sãorecrutados na escola e doam o seu trabalho voluntário à plataforma, sem terem nenhuma obrigatoriedade", explica Irene Ferreira. "São formados por nós, que recebemos formação doBeatbullying, atuando na plataforma".

Plataforma também disponibiliza acompanhamento profissional


Mas nem só de mentores é feito este site. Segundo a gestora do Beatbullying, "há casos em que o jovem já está num sofrimento tal ou o problema dele se configura de tal forma, que a grande capacidade de ajuda que o mentor tem é incentivar o utilizador a procurar um psicólogo", que a plataforma também oferece, contribuindo com um apoio mais técnico e orientado.
O primeiro e único país onde este programa foi testado foi em Inglaterra e "conseguiu excelentes resultados em vários domínios, por isso é que se resolveu expandir a experiência para seis outros países da Europa", conta Irene. Para Portugal, também há grandes expectativas de sucesso.
Irene Ferreira incentiva os jovens a explorarem um site que diz ser "muito amigável e auto explicativo". “Se tiverem entre 11 e 17 anos, basta inscreverem-se, como em qualquer outro site”. Para além das regras a cumprir e anonimato garantido, existem várias áreas, como é o caso das que são dirigidas aos adultos, uma vez que, "os pais podem querer consultar o que os filhos estão a consultar também.

Aos jovens a reposnável pede que arrisquem e se liguem à "sala de chat ou ao chat privado e falem com os conselheiros, moderadores e mentores, porque eles estão lá à espera", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário