sábado, 28 de junho de 2014

Amazon é acusada de "bullying" contra pequenos editores do Reino Unido

Fonte: Kioskea Net
por MicheleRios 

A revista de comércio The Bookseller foi a primeira a divulgar, recentemente, que a empresa Amazon introduziu diversas novas cláusulas em suas novas propostas no caso de contrato com os editores independentes do Reino Unido. 

Impressões em demanda: Dentre os direitos aos quais estavam assegurados a Amazon estavam o de realizar impressões de cópias próprias de um livro, no caso de algum editor tivesse seu estoque esgotado. 

Como funcionaria? A empresa, com sede em Seattle, começaria a realizar esses procedimentos utilizando seus maquinários chamados de "print-on-demand", o que, grosso modo significa impressões em demanda. Desta forma, a companhia contrataria editores os quais entregariam versões eletrônicas de suas obras. 

Uma das principais preocupações dos editores se refere ao fato de que, se a Amazon fez o uso dessa medida para imprimir os livros, então, por conseguinte, os clientes podem vir a culpá-los, e não a empresa de tecnologia, em função da qualidade. 

Outra cláusula, conhecida pela indústria como a "nação mais favorecida", em tradução literal, pede para que os editores não ofertem promoções aos distribuidores, sem também oferecê-las à Amazon. Isto pode incluir também venda de livros a preços promocionais por meio dos próprios sites dos editores. O contrato também estabelece aos editores que informem à companhia antes de oferecer descontos de e-book para outros clientes, bem como dar à ela nas mesmas proporções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário