sábado, 24 de maio de 2014

Mulher chamada de 'mais feia do mundo' quer fazer filme 'anti-bullying'

Ela arrecada dinheiro para documentário 'inspirador' sobre sua vida. Lizzie Velasquez nasceu com síndrome rara que a faz pesar 29 kg.


Fonte: G1 AP

Lizzie Velasquez prepara filme 'anti-bullying' (Foto: John Shearer/Invision/AP)Lizzie Velasquez prepara filme 'anti-bullying' (Foto:
John Shearer/Invision/AP)

Em dezembro de 2013, Lizzie Velasquez inspirou milhões de pessoas com uma palestra no evento TED, nos EUA. Agora, a mulher que já foi chamada de "a mais feia do mundo" espera alcançar uma audiência ainda maior através de um documentário "anti-bullying" sobre sua história. Veja um vídeo que apresenta o projeto.
"Eu sei o que é sofrer bullying na vida e na internet, e quero proteger quem acha que não vai ficar melhor ", disse Velasquez, de 25 anos, à agência Associated Press. Ela tem uma doença rara que a impede de ganhar peso. A jovem nunca pesou mais que 30 kg e é cega de um olho.
"A ideia é que as pessoas vejam o documentário e percebam que, sim, é possível superar tudo", disse durante uma entrevista em um café em Austin, Texas, nos EUA.
Ela está arrecadando dinheiro para o filme, cujo título provisório é "O projeto Lizzie ", através de uma campanha no site Kickstarter, que coletou mais de US$ 123 mil em doações. A campanha termina em 31 de maio. O objetivo é levantar US$ 180 mil. Veja a campanha no site.
Velasquez nasceu em Austin, em 1989, com uma síndrome rara, registrada em apenas duas outras pessoas no mundo. Ela se tornou conhecida em 5 de dezembro de 2013, quando sua TED Talk (breves discursos destinados a compartilhar e difundir ideias) fez sucesso.
Lizzie Velasquez (Foto: Divulgação)Lizzie Velasquez (Foto: Divulgação)
Em seu discurso, Velasquez explicou que mudou a sua vida aos 17 anos, quando se viu em um vídeo do YouTube intitulado "a mulher mais feia do mundo". A seção de comentários tinha frases como: "Faça um favor ao mundo e coloque uma arma na sua cabeça".
"Em vez de apenas me esconder nas minhas lágrimas, eu escolhi ser feliz e entender que essa síndrome não é um problema, mas uma bênção que me permite melhorar e inspirar outras pessoas", disse Velasquez.
Desde que viu o vídeo e os comentários, ela se formou na faculdade, escreveu três livros de autoajuda (o terceiro, "Escolhendo a felicidade", será publicado em agosto) e ganhou dezenas de milhares de seguidores no Facebook, Twitter e YouTube.
Velasquez credita sua força a seus pais, que sempre a amaram da mesma maneira que seus irmãos, Marina e Chris, que não sofrem da síndrome. "Eles são os melhores pais do mundo inteiro", disse Velasquez. "Desde o momento em que nasci, eles me cobriram com amor."
Prematura
Velasquez nasceu prematura, quatro semanas antes do previsto. Os médicos usaram uma foto para mostrar o bebê a sua mãe pela primeira vez. "Eu comecei a chorar de forma inconsolável, mas pedi-lhes para trazê-la para mim", disse Rita Velasquez. "Eu queria vê-la, abraçá-la e amá-la."
O pai conta que a filha percebeu ser diferente em seu primeiro dia de jardim de infância, quando outras crianças não queriam brincar com ela. "Nós dissemos a ela sobre a síndrome e, desde então, ela mostrou grandes sinais de maturidade", disse.
"Lizzie tem tal força interior e senso de humor que qualquer um pode se relacionar com ela", disse Sara Bordo, diretora de primeira viagem. "Todos nós temos dificuldades na vida, mas nada comparado ao que ela teve. Sua atitude positiva eleva o espírito de qualquer pessoa no mundo."
Velasquez diz que não está interessada em uma possível cura para sua síndrome. " Não há nenhuma maneira", disse. "Se você tivesse me feito essa pergunta quando eu tinha 13 anos, eu provavelmente diria que sim. Daria tudo, faria o teste, o que fosse. Mas se você me perguntar isso agora, eu percorri um caminho tão longo para aceitar quem eu sou e pertencer a mim mesma que, se eu mudasse alguma coisa sobre mim, eu não seria Lizzie, não seria fiel a mim mesma."
  •  
  •  
Lizzie tem 21 anos e nunca pesou mais de 30 quilos. Apesar de ter um sistema imunológico mais frágil, é saudável e leva uma vida praticamente normal (Foto: James Ambler / Barcroft USA / Getty Images)Lizzie nunca pesou mais de 30 quilos; apesar de ter um sistema imunológico mais frágil, é saudável e leva uma vida praticamente normal (Foto: James Ambler / Barcroft USA / Getty Images)


Nenhum comentário:

Postar um comentário