domingo, 9 de abril de 2017

Dia de Combate ao Bullying promove ações de prevenção

LEIA JÁ

Data marca a tragédia do Realengo, quando Wellington Menezes de Oliveira, ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, atirou contra crianças

Wikimedia CommonsO MEC capacita equipes para prevenir a violênciaWikimedia Commons
O Brasil promove nesta sexta-feira, 7 de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escola. Instituído pela lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016, o dia marca a tragédia do Realengo, quando Wellington Menezes de Oliveira, ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, naquele bairro do Rio de Janeiro, invadiu uma sala de aula e atirou contra as crianças, matando 11 delas e se suicidando em seguida, em 2011. De acordo com parentes e mensagens deixadas, o atirador sofreu diversos abusos quando era aluno da instituição e segundo especialistas, este fato somado a distúrbios mentais graves teriam sido o motivo do ataque. 
Neste 7 de abril, o Ministério da Educação (MEC) coordena ações com o objetivo de capacitar docentes e equipes pedagógicas para a promoção de cidadania, empatia e respeito em uma cultura de paz e tolerância. Na educação básica, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) está implementando um portal na internet direcionado a ações em direitos humanos na comunidade escolar e sociedade civil, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2017.
Já no ensino superior, em novembro de 2016 foi lançado o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, por meio de uma parceria entre o MEC e o Ministério da Justiça e Cidadania. O pacto teve adesão de mais de 200 instituições de ensino superior que deverão apresentar um plano de trabalho com ações de promoção de respeito, cidadania paz e direitos humanos.
Conscientização por meio da ‘ficção’ 
A série “13 reasons why”, traduzida como “Os 13 porques”, é uma produção original da plataforma de streaming Netflix, que aborda a temática do cyberbullying e suicídio através da história de Hanna Baker, uma adolescente que comete suicídio, mas antes deixa 13 fitas gravadas apontando os motivos e as pessoas que, através de bullying, cyberbullying ou negligência diante de seu sofrimento, a levaram a desistir de viver. 
O enredo traz reflexões acerca dos problemas da violência no ambiente de ensino e suas consequências por meio da ótica da vítima de forma sensível, com o objetivo de levar a conscientização da audiência quanto ao suicídio e ao bullying. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) fornece auxílio para a prevenção ao suicídio por meio do telefone 141, do seu site via chat, VoIP (Skype) e e-mail e pessoalmente. No Recife, o centro fica na Avenida Manoel Borba, 99, Boa Vista e pode ser contatado pelo telefone (81) 3421-7311.

Nenhum comentário:

Postar um comentário