domingo, 9 de abril de 2017

COLÉGIO MILITAR TIRADENTES NO COMBATE AO BULLYING

POLÍCIA MILITAR DF

A Lei nº 13.277/2016 instituiu o dia 7 de abril como o dia nacional de combate ao bullying e a violência na Escola. Aproveitante esta data, o Colégio Militar Tiradentes (CMT) promoveu durante toda a manhã desta sexta-feira (7) uma série de atividades voltadas para conscientização e combate ao bullying.
Segundo o comandante do CMT, tenente-coronel Danilo, as ações de conscientização e prevenção contra a violência e intimidação sistêmica (bullying) devem ser permanentes e sistemática.“No dia a dia passamos para nossos alunos que faz parte da cidadania ter respeito ao próximo e as diferença de cada um. O dia de hoje é voltado para intensificar essa campanha, mas, essa ação de combate ao Bullying é desenvolvida o ano inteiro aqui no CMT.” Falou o coronel.
No início da manhã, foram distribuídos adesivos da campanha aos alunos, pais, e motoristas do transporte escolar. Após, ocorreram teatros de fantoches com a temática do bullying e uma apresentação musical dos alunos Cristiana e Luiz com a temática. 
Além das atividades artísticas, os alunos participaram modalidades esportivas para portadores de necessidades especiais como o basquete de cadeiras de rodas, vôlei sentado e futebol com venda nos olhos. O objetivo era reforçar a conscientização e respeito pela diversidade. 
O evento contou com a participação de integrantes da Associação de Basquete em Cadeira Rodas de Planaltina.
Saiba mais
No ano de 2015 foi aprovada a lei 13.185 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) em todo o território Nacional.  Segundo o §1º do art. 1º da lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoa, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Ainda segundo a lei 13.185/15, é dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).
O lei 13.277/2016 estabeleceu o dia 7 de abril como dia nacional de combate ao bullying por conta do fato ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro Realengo no Rio de Janeiro em 2011. Um ex-aluno entrou na escola e atirou contra estudantes matando 12. Ele foi atingido por um policial militar e depois cometeu suicídio. Segundo foi apurado, o autor do atentado foi vítima de bullying quando criança.
Veja fotos do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário